Goleada sobre Portugal encaminha Dunga a grupo seleto

21.11.08 | Marcadores:
Share |
Aymoré Moreira, Zagallo, Carlos Alberto Parreira e agora Dunga. Aos trancos e barrancos, o atual técnico da seleção caminha para entrar em um dos mais seletos grupos da história do time nacional.

Depois da goleada sobre Portugal na quarta-feira, em Brasília, por 6 a 2, Dunga afastou o risco de demissão imediata. Assim, ele será o técnico do time no começo de 2009. Dessa forma, vai entrar na sua quarta temporada consecutiva no comando da equipe.

Nos últimos 50 anos, quando o Brasil entrou para o mapa das potências depois do primeiro título mundial (em 1958), antes de Dunga só Aymoré, Zagallo e Parreira conseguiram entrar no quarto ano sem interrupções no emprego. Nomes muito mais badalados, e com um currículo na profissão muito melhor, não chegaram a tanto.

Telê Santana, que dirigiu a equipe em duas Copas, emplacou três temporadas seguidas, assim como Vanderlei Luxemburgo e Cláudio Coutinho. Emerson Leão só emendou duas, como fizeram Luiz Felipe Scolari e Sebastião Lazaroni.

É verdade que Dunga tem um aproveitamento global que impressiona. Em 35 jogos no comando da seleção, conquistou 71% dos "pontos" - incluindo amistosos na relação.

Luxemburgo, por exemplo, foi um pouco melhor e não durou tanto - teve performance de 74% entre 1998 e 2000, quando dirigiu a seleção brasileira.

Mas também é fato que, neste ano, mesmo com a vitória sobre Portugal, Dunga caiu consideravelmente de produção. Em 11 jogos com a seleção principal, ele registrou um aproveitamento de 64%, contra 75% registrados nas suas duas primeiras temporadas.

Dunga já faz planos para 2009. Diz que vai seguir no trabalho do que considera uma renovação do time. Ficou contrariado quando questionado se Ronaldinho voltaria a ser chamado. Acabou falando que conta com o meia-atacante do Milan, mas que ele não terá direito a uma vaga na formação titular automaticamente.

Isso porque o meio-campo escalado pelo treinador contra os portugueses o empolgou, com Anderson e Elano se alternando na marcação e no apoio, o que dá mais liberdade para Kaká encostar nos atacantes.

O time só volta a jogar em fevereiro, quando enfrenta a Itália, em Londres. Pelas eliminatórias da Copa, a seleção joga no final de março, contra o Equador, em Quito.
uol

Nenhum comentário sobre “Goleada sobre Portugal encaminha Dunga a grupo seleto”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão