Candidatas a sediar Copa-2014 se desdobram para chamar atenção

11.12.08 | Marcadores:
Share |
A corrida para sediar a Copa do Mundo de 2014 já começou faz tempo entre as 18 cidades brasileiras interessadas. E algumas não perdem tempo ou poupam esforços: nos últimos dois dias, por exemplo, quatro delas montaram stands no Fórum Internacional de Futebol (Footecon) realizado no Rio de Janeiro e fizeram de tudo para chamar atenção.


De olho em simpatizantes influentes e cientes da exposição que o evento garante, Amazonas, Bahia, Ceará e Minas Gerais atenderam ao chamado da organização e se empolgaram com o espaço destinado a eles no fórum. Ocuparam diferentes espaços, de distintas maneiras e com recursos variados: tudo para atrair os olhos do público para as incontáveis virtudes ali "vendidas".

Inúmeros folhetos, sacolas, CDs, revistas, pulseiras e outros artigos visuais correram as mãos dos mais de dois mil visitantes que passaram pelo evento, sediado no Riocentro. Cada um da sua maneira, os quatro governos esbanjaram simpatia e atenção para exibir argumentos e mais argumentos positivos de seus territórios.

A Bahia, por exemplo, recorreu à fé de seu povo e à forte cultura. Vestida com os trajes tradicionais de sua terra, uma mulher distribuiu sorrisos, amuletos da sorte e doces típicos para os visitantes. Assim, atraiu muitas pessoas para conhecer as características de Salvador. Neste cenário, a Fonte Nova, hoje abandonada desde a tragédia ocorrida há um ano, foi mostrada apenas "no futuro", em projeto moderno.

Estádios novos e vistosos, obviamente, apareceram em todos os concorrentes. Mas os cearenses decidiram simular uma pequena arquibancada, disposta atrás de um telão e cercada por belas modelos, para chamar os visitantes. E em quantidade de pessoas atraídas, pelo menos, deu certo.

Já Minas Gerais apostou principalmente na diversidade do material demonstrativo dado a todos que passavam em frente. Teve CD, pelo menos cinco tipos de encartes, bloco de anotação e até guia turístico renomado no mercado de revistas. Amazonas, por fim, teve o stand mais formal. E com folhetos também diversificados, exaltou principalmente a diversidade natural da região e a força econômica de seu pólo industrial.

Na prática, porém, todos esses esforços terão peso reduzido. Segundo o próprio Carlos Alberto Parreira, idealizador do fórum e membro do comitê técnico da Fifa, a entidade máxima do futebol prioriza eficiência, resultados rápidos e pouco imbróglio político como entrave. Nada contra promoção, mas a ação em primeiro lugar.

"A Fifa obriga a ter melhorias nas estradas, nas cidades, nos hotéis, nos estádios... E tem que ser tudo rápido, porque eles cobram mesmo. Não pode ficar com aquela demora que vimos no Pan-Americano [do Rio, em 2007]. A Fifa é muito rigorosa", alertou Parreira.

A decisão sobre as cidades escolhidas como sede será conhecida em março de 2009, dois meses depois de as concorrentes entregarem seus projetos finais. O comitê organizador da Copa espera convencer a Fifa a eleger 12 cidades, mas a entidade considera dez um número ideal (o mínimo é de oito cidades).
uol

Nenhum comentário sobre “Candidatas a sediar Copa-2014 se desdobram para chamar atenção”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão