TJDs movimentados no 1º turno

6.3.09 | Marcadores:
Share |

A temporada de 2009 ainda está no início, mas já tem clubes comemorando o primeiro título do ano: são os times que levantaram a taça de campeão do primeiro turno dos seus respectivos campeonatos estaduais. E, nesse curto espaço de tempo, os Tribunais de Justiça Desportiva trabalharam a todo vapor, denunciando, absolvendo e punindo. Em pouco mais de três meses, diversos casos polêmicos e inusitados marcaram as passagens de jogadores, dirigentes e até mascotes nos TJDs por todo país.

Clique aqui e acesse a pauta de julgamentos do STJD!

De todos os julgamentos, definitivamente o que mais chamou a atenção do Brasil foi o do Vasco, no dia 14 de fevereiro. O clube foi denunciado e punido com a perda de seis pontos no TJD/RJ pela escalação irregular do meia Jéferson logo na estreia do time na Taça Guanabara. Por conta disso, a equipe perdeu a liderança do Grupo A e nem conseguiu se classificar às semifinais do torneio.

Quer receber notícias sobre o seu time e concorrer a prêmios? Cadastre-se aqui!

Em Goiás, o jogador Carlão, do Vila Nova, passou por uma situação diferente. Ele foi denunciado pela Procuradoria do TJD/GO por ter acertado uma cotovelada em Anaílson, do Atlético/GO, no confronto entre as equipes. Mas, como a agressão gerou uma grave lesão no adversário, que inclusive teve de ser submetido a uma cirurgia em decorrência de fratura do osso da face, a Procuradoria pediu a suspensão preventiva de Carlão até o julgamento. Se for punido com pena máxima, o jogador pode ficar suspenso dos gramados por 720 dias.

Mas, nem sempre que há uma denúncia, o desfecho é trágico. No Campeonato Pernambucano, dois clubes comemoraram finais felizes no TJD/PE. O processo contra o atacante Kuki foi arquivado depois de ser constatado que o delegado do jogo entre Náutico e Sete de Setembro que acusou o jogador de tê-lo ofendido, é pai do Procurador que denunciou o jogador, criando uma suspeita na denúncia.

Já o Santa Cruz quase acabou prejudicado. Depois de perder um mando de campo e levar multa de R$ 10mil no julgamento em primeira instância, o clube teve seu recurso aceito no TJD/PE, após decisão por unanimidade. A equipe não chegou a jogar fora de casa como mandante por ter obtido um efeito suspensivo após a primeira decisão.

No Rio Grande do Sul, o departamento jurídico do Internacional conseguiu liberar dois de seus principais jogadores, Alex e D’Alessandro no julgamento no TJD/RS antes do clássico com o Grêmio, no dia 8 de fevereiro. O bom trabalho dos advogados do Colorado deu frutos e a equipe conquistou uma importante vitória por 2 a 1 sobre o maior rival.

Mas, o caso mais polêmico que ocorreu no primeiro turno do Gauchão ainda não foi julgado. Trata-se da confusão no jogo entre Brasil de Pelotas e Ulbra/Canoas no dia 19 de fevereiro. Depois do quinto gol do Canoas, os jogadores do Brasil de Pelotas foram tirar satisfação com o atacante Rogério Pereira, que teria comemorado como se estivesse soltando flechas para a torcida, da mesma maneira que fazia o atacante Cláudio Millar, falecido no acidente automobilístico com o ônibus do Brasil de Pelotas em janeiro.

De acordo com os dados estatísticos, o Campeonato Mineiro foi um dos estaduais mais violentos do país neste começo de ano. Só nas seis primeiras rodadas, aconteceram 33 expulsões, oito só na quinta rodada. Mas, apesar disso, o julgamento que mais chamou atenção em Minas Gerais foi o do mascote do Uberlândia, denunciado pela Procuradoria do TJD/MG por ter invadido o campo para ofender o árbitro. O Zé Carioca, símbolo do clube, recebeu 120 dias de suspensão.

Quem também terá de sentar no banco dos réus do TJD/MG é o Presidente do Atlético/MG, Alexandre Kalil, por reclamar da arbitragem na partida contra o Cruzeiro. O dirigente atleticano será julgado na próxima terça-feira, dia 10 de março, e pode ser punido em quase dois anos. Kalil acusou a Comissão de Arbitragem de favorecimento ao arquirrival e de formação de quadrilha, chefiada pelo Presidente da Comissão de Arbitragem, Lincoln Afonso Bicalho.

As Procuradorias dos TJDs estão definitivamente atentas às declarações de dirigentes. No Rio de Janeiro, o Presidente do Flamengo, Marcio Braga, e o Vice-presidente de futebol, Kleber Leite, foram denunciados após declarações que deram à imprensa nas últimas semanas e podem ser penalizados.

Todos estes casos você acompanhou e continua acompanhando no Justicadesportiva.com.br.

Nenhum comentário sobre “TJDs movimentados no 1º turno”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão