Depois de Pelé, Santos só conseguiu quatro vezes placar do título

27.4.09 | Marcadores:
Share |
A missão de vencer o Corinthians por três gols de diferença no Pacaembu para ficar com o título paulista é considerada difícil até mesmo pelos santistas. Vagner Mancini reconheceu, após o primeiro jogo das finais, na Vila Belmiro, que a vantagem corintiana tornou-se dura de ser tirada.


No entanto, o treinador recusou-se a dar a fatura como liquidada e lembrou de viradas - ou quase viradas - do seu tempo de jogador. Como a suada classificação gremista às semifinais da Copa Libertadores da América de 1995. Depois de vencerem o Palmeiras por 5 a 0 no Olímpico, os gaúchos quase deixaram a vaga escapar ao caírem por 5 a 1 no jogo da volta, no Palestra Itália.

Mancini já revelou que costuma usar vídeos motivacionais como preparação para os jogos. Antes do confronto com a Ponte, que classificou o time às semifinais do Paulista, o treinador usou trechos dos filmes "Gladiador", "Desafiando Gigantes" e "Coach Carter", que têm como temática a superação. No que depender do retrospecto recente do Santos contra seu maior rival, o desafio será ainda maior.

Desde que Pelé encerrou a carreira, no final de 1974, o time praiano venceu o Corinthians 30 vezes, apenas quatro delas por três gols de diferença, e sempre pelo mesmo placar: 3 a 0. Três desses triunfos aconteceram nos anos 2000.

O primeiro deles foi válido pela Copa João Havelange, em 2000. Edmundo (dois) e Dodô marcaram os gols da vitória santista num Morumbi praticamente vazio: 4.591 pagantes.

Em fevereiro de 2005, as equipes encontraram-se na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, em jogo que marcou o primeiro duelo entre Robinho e Carlitos Tevez, astros das equipes na época. O "Rei do Drible" levou a melhor e marcou dois dos três gols santistas.

Em 2006, comandado por Zé Roberto, o Santos bateu o rival no Pacaembu, pelo segundo turno do Brasileiro, com direito a gol de falta do ex-corintiano Kléber. Zé Roberto e Leandro fecharam o placar. Esse foi o último triunfo santista na "casa corintiana"

A primeira vitória do time da Baixada por três gols de diferença depois da "era Pelé" foi em 1995, pelo Brasileiro. Camanducaia (dois) e Gallo marcaram os gols que empurraram a equipe do técnico Cabralzinho rumo às finais do campeonato vencido pelo Botafogo.

No período pós-Pelé, o Corinthians obteve o triplo de vitórias que o Santos por três gols de diferença: 12. A última delas foi o histórico 7 a 1, pelo Brasileiro de 2005, no Pacaembu.
uol

Nenhum comentário sobre “Depois de Pelé, Santos só conseguiu quatro vezes placar do título”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão