Tetracampeão, Rafael Nadal perde pela primeira vez em Roland Garros

31.5.09 | Marcadores:
Share |

Primeiro foi Novak Djokovic, eliminado na terceira fase por Philipp Kohlschreiber, no sábado. Depois, neste domingo, a atual campeã, Ana Ivanovic, derrotada nas oitavas por Victoria Azarenka. Rafael Nadal entrou na quadra central de Roland Garros, de camisa rosa e amarela, disposto a não dar chances para o azar. Mas o tetracampeão de Roland Garros e número 1 do mundo sucumbiu. Perdeu um set em Paris pela primeira vez após dez jogos, se recuperou no segundo, voltou a perder no terceiro e levou o golpe final de Robin Soderling no tie-break da quarta parcial: 6/2, 6/7 (2/7), 6/4 e 7/6 (7/2). Teve, pela primeira vez na carreira, que deixar o complexo parisiense com uma derrota. O sueco vai enfrentar nas quartas de final o vencedor da partida entre o russo Nikolay Davydenko e o espanhol Fernando Verdasco.

Agência/AFP

Rafael Nadal lamenta um ponto perdido na partida contra o sueco Robin Soderling

Nadal estreou no Grand Slam francês em 2005 e sagrou-se campeão daquela edição. A última vez que tinha perdido um set no saibro de Paris fora na final de 2007, quando derrotou o suíço Roger Federer por 6/3, 4/6, 6/3 e 6/4. De lá para cá, passou pelo brasileiro Thomas Bellucci, pelo francês Nicolas Devilder, pelo finlandês Jarkko Nieminen, pelos espanhóis Fernando Verdasco e Nicolas Almagro, pelo sérvio Novak Djokovic, novamente por Federer, pelo brasileiro Marcos Daniel, pelo russo Teimuraz Gabashvili e pelo australiano Lleyton Hewitt. Até parar diante de Soderling.

- Disse a mim mesmo que seria um jogo como outro qualquer - disse o sueco.

Perder dois sets naquele saibro tão conhecido seria algo improvável e inédito para Nadal. Neste domingo, o primeiro um susto veio no quarto game do primeiro set, quando Soderling quebrou o seu serviço na primeira oportunidade que teve. O sueco, 25º do ranking, abriu 3 a 1. No oitavo game (5 a 2), Soderling teve mais um break point e não titubeou.

Nadal amarga a primeira derrota em Paris

Nadal começou a reagir no segundo set, mais precisamente no terceiro game, quando finalmente teve um break point e o converteu. No quinto, o espanhol voltou a ter uma chance de quebra, mas a desperdiçou numa bola na rede. Nadal tentou manter a calma e fechar no décimo game, mas o sueco novamente o surpreendeu. Com uma cruzada de esquerda, quebrou o serviço e empatou em 5 a 5. O número 1 do mundo mais uma vez desperdiçou um break point e teve que vencer o 12º game para levar o jogo para o tie-break. Foi então que acordou, e conseguiu fechar o set após 1h15m.

O terceiro ficou equilibrado até o sétimo game, quando Soderling surpreendeu Nadal, quebrou o serviço do espanhol e fez 4 a 3. A partir daí, bastou administrar a vantagem para vencer em 6/4.

Pressionado, o espanhol até tentou se impor na quarta parcial. Quebrou no segundo game, mas ganhou o troco em seguida. O set foi para o tie-break, mas desta vez Nadal em nada parecia o número 1 do mundo. Soderling teve cinco match points. Nadal salvou apenas um. Deixou a quadra após 3h30m de batalha.

globo

Nenhum comentário sobre “Tetracampeão, Rafael Nadal perde pela primeira vez em Roland Garros”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão