Joel Santana admite que vai se emocionar na hora do hino brasileiro

22.6.09 | Marcadores:
Share |

Aos 60 anos, Joel Santana vai viver uma emoção diferente na próxima quinta-feira. Sentado no banco de reservas comandando a África do Sul, ele vai enfrentar pela primeira vez a seleção brasileira. Uma sensação estranha segundo o treinador, mas necessária. A partida será no estádio Ellis Park, em Joannesburgo, pela semifinal da Copa das Confederações.

Thiago Lavinas/GLOBOESPORTE.COM

Joel Santana durante a entrevista: 'Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor'


Joel Santana vai passar pela mesma situação de outros treinadores como Luiz Felipe Scolari, Paulo Autuori e Alexandre Guimarães, que enfrentaram a seleção dirigindo outros países. Apesar dos títulos no futebol brasileiro, o treinador nunca foi cogitado para comandar a seleção. Por isso, demonstra um pouco de decepção. Joel admite que vai se emocionar ao escutar o hino nacional antes da partida.

- Posso falar do fundo do coração? Queria ter tido a oportunidade, pelo menos uma vez por tudo o que eu fiz, de ter a sensação de sentar no banco da seleção brasileira e representar o meu país. O que você acha que passa pela minha cabeça? Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor. Mas eu estou defendendo o meu trabalho agora. Não posso ficar com sentimento. Esse país aqui me acolheu diante de milhões de treinadores que estão se oferecendo para trabalhar aqui - disse Joel Santana em entrevista na recepção do prédio em que mora em Joannesburgo.

Marcação forte em cima do Brasil na quinta-feira

Segundo Joel, Brasil terá que ser marcado

Vivendo na África do Sul desde maio do ano passado, Joel Santana tenta realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo. Aos poucos, ele vai superando a desconfiança dos torcedores. Mas admite que a diferença técnica entre o Brasil e a África do Sul é grande. O desafio é complicado, mas o treinador considera possível superar a seleção.

- Na vida tudo é possível. É claro que é difícil. O Brasil vem com 70%, 80% pronto. O meu time ainda está em formação. E o Brasil sempre aparece com novos talentos como esse rapaz do Cruzeiro (Ramires), um meia muito rápido que chega bem à área. A qualidade técnica é a grande força do Brasil. Preciso ter um sistema forte de marcação no meio-campo para equilibrar a briga. Minha seleção não tem a bola do Brasil, então tenho que segurar - explicou.


A classificação da África do Sul para a semifinal foi dramática. O time perdeu para a Espanha na última rodada e precisava torcer para que o Iraque não vencesse a Nova Zelândia. A partida dos sul-africanos terminou em Bloemfontein e o treinador ficou esperando o apito final no outro duelo. Minutos que pareciam uma eternidade.

- Não sabia o resultado da outra partida. Só aos 35 minutos do segundo tempo que me falaram que estava 0 a 0. Fiquei nervoso. O jogo terminou e soube que faltava um minuto para acabar lá (jogo do Iraque). Mas ele não passava. Que raio de um minuto demorado, rapaz. Eu pensava: ‘não é possível, eu não mereço isso’. Quando me deram a notícia eu perguntei: ‘é verdade mesmo? Confirma isso aí direito - disse.

Após o nervosismo no campo, o treinador se emocionou quando recebeu uma ligação especial no vestiário enquanto comemorava a classificação com os jogadores.

- Minha filha me ligou chorando quando eu estava dentro do vestiário. Pai, que bom. Você conseguiu mais uma vez - comentou.

Joel Santana destacou a importância de a África do Sul ter se classificado para a semifinal. O sucesso do país na Copa das Confederações pode ajudar nesta reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2010.

- Para o bem do futebol, a gente tinha que entrar na semifinal. Os caras (Iraque) não fizeram um gol. Eles jogaram contra a gente com oito atrás. Para a África do Sul a classificação foi muito boa, foi excelente. Agora você quer sempre um pouquinho mais. Quem sabe a gente não consegue chegar mais à frente. Meu time está mais relaxado, mais tranquilo, com mais postura.
globo

Nenhum comentário sobre “Joel Santana admite que vai se emocionar na hora do hino brasileiro”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão