
A boa fase da seleção brasileira surpreendeu até o técnico Dunga. Em entrevista exclusiva ao repórter Tino Marcos, no "Jornal Nacional", da TV Globo, o treinador afirmou que “ninguém esperava ter uma ascensão tão rápida” ao comentar o bom desempenho da equipe nos últimos cinco jogos.
Concentrada desde o dia 1o de junho, a seleção venceu Uruguai, Paraguai (eliminatórias), Egito, Estados Unidos e Itália, com direito a espetáculo na goleada de 3 a 0 sobre a atual campeã mundial na Copa das Confederações . Para Dunga, a força do time está na união dos jogadores e na vontade de fazer bonito com a amarelinha.
- Eles estão acabando com essa imagem de que quem joga na Europa não tem vontade de jogar na seleção – disse.
Confira os principais trechos da entrevista:
MANTER BOA FASE
“Temos que continuar o mesmo passo que tivemos até agora, respeitar todos os adversários, ter humildade. Temos que saber que cada jogo tem sua história. As coisas foram acontecendo muito rápido, tinha convicção do nosso trabalho, mas ninguém esperava ter uma ascensão tão rápida assim. Desde o início buscamos comprometimento dos jogadores com a seleção. E acho que eles estão acabando com essa imagem de que quem joga na Europa não tem vontade de jogar na seleção. Este grupo demonstra isso. Primeiro foi na Copa América, quando era período de férias, agora na Copa das Confederações. O comprometimento de jogar na seleção.”
SEGREDO PARA NÃO RECEBER CARTÕES
“Acho que é o bom posicionamento da equipe, compacta. Isso facilita. Não deixar quase nunca um jogador no homem a homem para fazer falta desnecessária. O que costumamos falar com os jogadores é para diminuir os espaços e aproveitar a característica to futebol brasileiro. Não estamos ali pra entrar na guerra, no revide, só queremos jogar.”
GRUPO DA COPA DO MUNDO
“Cada jogo, cada treino, cada convocação... Quem se mantém é porque está correspondendo por esse comprometimento. Demonstrar essa vontade de jogar na seleção aumenta a chance de todos.”
BOM DESEMPENHO EM CLÁSSICOS
“São jogadores acostumados a decisões, eles gostam desses desafios, dessa adrenalina de jogar na seleção. Quando o atleta joga fora do país, só vê noticias ruins do Brasil. Quando vem para a seleção é uma forma de mostrar para o mundo como tem coisa importante no Brasil. O futebol é a melhor mercadoria de mostrar as coisas boas do Brasil, o lado positivo. Os jogadores encontram na seleção a alegria de quando eram meninos, de jogar pelada na rua.”
EXPERIÊNCIA DE SER CAPITÃO DA SELEÇÃO
“Sem dúvida, ajuda em muito. Vivi esse ambiente por mais de 15 anos, desde as categorias de base. Sei o que os jogadores pensam, da forma de eles serem. Fui um bom coadjuvante, mas digo que eles não podem ser coadjuvantes. Eles têm que ser estrelas, têm que tomar decisões, em nenhum momento eu me equiparo com esses jogadores. Acho que eles são superiores a mim, ao Jorginho. Tentamos passar informações, o importante é ter diálogo franco com os jogadores.”
SER TREINADOR DE CLUBE?
“Não pensei nisso ainda. Meu pensamento nesses quatros anos é de fazer meu trabalho na seleção. Mas quando começam os treinamentos, quando começa o gostinho de querer mais, tudo acaba. Na hora que a gente consegue passar tudo aos jogadores, ver o entrosamento, eles voltam para os clubes.”
JEITO DE SER
“Eu fui escolhido por isso. Vim trabalhar para a seleção. Posso não agradar, mas sou franco. Não sou um personagem. Estou defendendo a seleção. Com quem eu tiver que bater de frente para defender a seleção eu vou bater. Posso não agradar algumas vezes. Sou sincero. Mesmo se eu errar, vou estar sendo sincero.”
TIME CONTRA A ÁFRICA DO SUL
“Minha filosofia é de manter a estrutura, mudar um ou outro jogador. Principalmente de acordo com os testes que a gente faz, agora que é final de temporada, para não ter nenhuma lesão. Uma das nossas idéias é devolver os jogadores inteiros para os seus clubes. Entregar até em melhores situações. Por isso vemos muito os aspectos táticos, técnicos e fisiológicos.”
globo

Nenhum comentário sobre “'Ninguém esperava ter uma ascensão tão rápida assim', diz Dunga sobre boa fase”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.