Jornalista brasileiro é assaltado em Joanesburgo por nove homens armados

12.4.10 | Marcadores:
Share |
O jornalista brasileiro Cristiano Dias, enviado do “Estado de S. Paulo” à África do Sul, foi assaltado no último sábado por nove homens armados em Joanesburgo. A 60 dias para o início da Copa do Mundo, o repórter colocou em dúvida a garantia de segurança para os torcedores que forem ao país ver os jogos.

- Desde então, me pergunto se esse país tem ou não condição de organizar uma Copa do Mundo. Dentro de 60 dias, estarão aqui as melhores seleções e os jogadores mais caros do mundo. Com eles, virão jornalistas e alguns milhares de torcedores. Baseado no fato de que tudo isso é inexorável, a resposta é sim, haverá uma Copa. Será a Copa da África, mas não será uma Copa qualquer – disse Cristiano.

O repórter citou que “todos os dias são registrados 50 assassinatos, 100 estupros e 700 assaltos à mão armada” na África do Sul. Para Cristiano, os torcedores não terão a liberdade de comemorar nas ruas após as partidas. O jornalista evitou também comparar a criminalidade no país com a do Brasil:

- Para os brasileiros, que acham que tudo isso é uma bobagem porque já estão acostumados com a violência das grandes cidades, um alerta: abram os dois olhos. Separados pela distância de um oceano, é difícil ter a dimensão do que foi o apartheid. Nosso único parâmetro seria a escravidão, no período colonial, que terminou 122 anos atrás. Em termos históricos, o fim do apartheid e a eleição de Nelson Mandela são eventos recentes. (...) Seria como se a princesa Isabel assinasse a Lei Áurea em 1991 e, três anos depois, o Brasil elegesse Zumbi dos Palmares como presidente. Mudança radical. Clima pesado. O clima na África do Sul é pesado, o ressentimento está no ar.

Nenhum comentário sobre “Jornalista brasileiro é assaltado em Joanesburgo por nove homens armados”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão