LEMBRA DELE? Éder pede Ganso e Neymar: ‘Se não levar tem que ser preso’

21.4.10 | Marcadores:
Share |

Ex-ponta-esquerda brinca com Dunga, diz não ter feridas sobre eliminação em 1982, exalta ‘Pai Telê’ e mata as saudades do Mineirão com o trabalho


Dono da camisa 11 da seleção quase uma década, Éder tinha o chute como principal arma

O torcedor brasileiro que tiver mais de 35 anos lembra muito bem dos canhões de Éder Aleixo na Copa de 1982. O atleticano, então, nunca se esquece. Ídolo do Galo, o ex-ponta-esquerda seguiu a corrente e também pediu Ganso e Neymar na seleção brasileira de Dunga. Mas de uma forma inusitada.

– Se não levar tem que ser preso – afirmou, em tom de brincadeira.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, a "Bomba de Vespasiano" deixou claro que não há feridas abertas mesmo após rever a reprise da Batalha de Sarriá, exaltou o “pai” Telê Santana, disse que repetiria tudo na carreira e contou como mata as saudades do Mineirão: trabalhando. Fama de garanhão? Só enquanto jovem e solteiro...

Veja o perfil de Éder Aleixo no Futpédia, a enciclopédia do futebol brasileiro

Confira a entrevista completa:

GLOBOESPORTE.COM: trabalho no Mineirão é para matar a saudade?

É uma empresa de marketing esportivo, e sou diretor de marketing há alguns anos. Minha função é de captação, com placas externas. Agora o estádio fecha para reforma, mas posso dizer que melhorou muito com a vinda da equipe. Vou muito pouco aos jogos, vejo a maioria em casa, mas durante a semana estou lá todos as tardes. Dá para matar a saudade legal, gostaria de fazer tudo de novo.

FICHA TÉCNICA
Nome Éder Aleixo de Assis.
Data e local de nascimento 25/05/1957 (52 anos), em Vespasiano-MG.
Clubes América-MG, Grêmio, Atlético-MG, Inter de Limeira, Palmeiras, Santos, Sport, Botafogo, Atlético-PR, Cerro Porteño, Fenerbahçe, União São João, Cruzeiro, Gama e Montes Claros.
Títulos Campeonato Gaúcho (1977 e 1979); Campeonato Mineiro (1980, 1981, 1982, 1983, 1989 e 1995); Ramón de Carranza (1980); Copa do Brasil (1993).


Copa de 1982: ainda há alguma ferida aberta?

Ferida não. Até porque é uma seleção que não ganhou, mas é falada sempre, não só aqui, mas em qualquer lugar. Escalam o time inteiro, inclusive. Uma pena que no Brasil seja ou primeiro ou último. Mas a seleção marcou muito e isso facilitou. Perdemos para uma Itália que era forte e foi campeã. Apesar de não ter vencido, tive uma participação muito boa (veja nos vídeos os golaços no Mundial da Espanha). Outro dia mesmo estava revendo o jogo. Eles mantêm o mesmo esquema desde que começaram a jogar futebol, mas nos venceram com méritos. Via as jogadas sozinho e pensava que iríamos empatar, mas não deu.

Poderia ter ido mais longe não fossem os problemas de indisciplina?

Nada. Faria tudo de novo. Tive a oportunidade de ir para fora, mas na época poucos jogavam fora do país. Não tinha a certeza se saberia viver lá fora, e também joguei em grandes clubes aqui, tive uma vida saudável e tranquila. Não tenho mágoa de nada. Seria tudo do mesmo jeitinho.

Telê Santana: um pai no futebol?

Seleção posa em preto e branco: futebol colorido e encantador no Mundial de 1982, na Espanha

Ele foi pai, treinador, tudo. Fez muito por nós, tenho gratidão muito grande por ele, me ensinou muito. E foi dos melhores. Mas em 1986 (Éder não foi convocado por Telê por atos de indisciplina) não foi culpa dele, foi minha. A diretoria falou que se tivesse mais problemas eu não iria, e acabei expulso em um jogo importante. Ele e o Procópio foram os dois melhores com que trabalhei.

Mantém a fama de garanhão?

(Risos). Tem nada de garanhão. Sou um homem casado, muito bem casado, graças a Deus, e isso já passou. Mas eu cheguei a receber mais de duas mil cartas na concentração, muitas propostas indecentes, só que não prejudicou nada. Consegui me manter tranqüilo durante toda a competição. Lógico, como era um cara novo, aproveitei a vida também. No futebol praticamente não temos fins de semana, vivemos concentrados. Posso dizer que aproveitei minhas folgas.


Relação com o Atlético-MG

Já fui diretor, hoje sou um torcedor comum, normal. Gosto de ver um bom futebol independente do time. E não só mineiro, como também um brasileiro que mostre valor. Vejo pouco o Galo pela televisão, o Luxemburgo para mim ainda é o melhor treinador atualmente, mas está com dificuldade para armar o Atlético. Por enquanto não é um bom time, mas tenho certeza que ele vai conseguir montar esse time. Mas se jogar como tem jogado pode não ganhar do Ipatinga.

E a seleção brasileira? Satisfeito com o trabalho de Dunga?


A gente sabe que o Dunga tem o grupo dele, mas tem espaço para outros jogadores, especialmente o Ganso e o Neymar. Tem que levar os dois, estão na ativa e jogando muito. Se não levar tem que ser preso, mandar prender o Dunga, ou então fazer qualquer outra coisa. Se não levar é brincadeira.

globo

Nenhum comentário sobre “LEMBRA DELE? Éder pede Ganso e Neymar: ‘Se não levar tem que ser preso’”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão