Mano Menezes terá sete desafios na seleção brasileira para superar até 2014

25.7.10 | Marcadores:
Share |

Nesta segunda-feira (26), às 16h, Mano Menezes será apresentado oficialmente como novo treinador da seleção brasileira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O técnico estará iniciando um dos ciclos mais importantes do Brasil, que tem como meta a Copa do Mundo de 2014 no país. Desta forma, terá de superar alguns desafios que se colocam em seu caminho depois do fracasso brasileiro no Mundial da África do Sul.

Contudo, não deverá ser nesta primeira convocação que os obstáculos começarão a ser superados. Chamado às pressas na sexta-feira à noite para o cargo, após a recusa de Muricy Ramalho, Mano Menezes ainda vai dirigir o Corinthians neste domingo (25), diante do Guarani. Só após a partida deverá pensar no nome dos convocados para o amistoso do dia 10 de agosto, diante dos Estados Unidos, em New Jersey (EUA).

Deverá priorizar os jogadores que atuam no Brasil, já que muitos “europeus” ainda curtem férias e outros iniciaram os treinamentos em seus clubes há pouco tempo. Com isso, se verá obrigado a começar o processo de renovação pretendido pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira


1 - Renovar a zaga brasileira
Tida como a melhor dupla de zaga do mundo, dificilmente Lúcio e Juan atuarão em 2014 por causa da idade avançada. O primeiro terá 36 anos na época da Copa e o segundo, que sofre com constantes lesões, vai ter 35 anos. Além deles, Gilberto Silva, que protege a zaga há três mundiais, já tem 33 anos. Menos mal que o Brasil possui defensores de destaque, como Thiago Silva (25), que tem tudo para comandar a defesa brasileira daqui para frente.

2 - Encontrar um lateral-esquerdo de confiança
No Corinthians, Mano Menezes foi um dos principais responsáveis por fazer o desacreditado André Santos se tornar em um dos melhores do país na posição, embora o mesmo não tenha conseguido se firmar com Dunga na seleção brasileira. Por sinal, ninguém se firmou com a camisa 6. Michel Bastos e Gilberto dificilmente voltarão a ser chamados. Com isso, a princípio, nomes como o do próprio André Santos, Marcelo e Adriano, todos jovens, surgem como candidatos ao posto, que está vago.

3 - Achar um centroavante que imponha respeito
Artilheiro da seleção na Era Dunga, Luis Fabiano terá 33 anos em 2014 e não pinta como nome certo na seleção. Adriano, repleto de polêmicas fora de campo, é uma aposta incerta. Com isso, Mano Menezes também terá quatro anos para descobrir um centroavante de peso, que imponha respeito no adversário, assim como fizeram Ronaldo, Romário e Careca. Será o santista Neymar esse nome?

4 - Descobrir um provável substituto para Kaká
Tido como principal jogador brasileiro em atividade, o meia do Real Madrid não brilhou na Copa do Mundo de 2010, chegando sem estar com 100% de suas condições físicas. Por sinal, Kaká tem tido constantes problemas físicos e não é uma aposta segura para 2014. Mano não pode cair no erro de Dunga, que não preparou e sequer levou um substituto para seu camisa 10 na África do Sul. No momento, Paulo Henrique Ganso é o nome mais forte para comandar o meio-campo da seleção.

5 - Criar um time competitivo sem disputar as eliminatórias
A tarefa pode parecer simples, afinal de contas o futebol brasileiro é farto em bons jogadores. Porém, como será o país sede da Copa de 2014, o Brasil não disputará as eliminatórias para o torneio. Com isso, tem programada apenas duas competições oficiais até lá: a Copa América de 2011, na Argentina, e a Copa das Confederações de 2013, no Brasil. Restará ao treinador aproveitar ao máximo os amistosos, de preferência contra seleções fortes, evitando as Tanzânias da vida.

6 - Definir sua comissão técnica
Por enquanto, a seleção brasileira só teve anunciado o substituto de Dunga, que é Mano Menezes. As ausências do auxiliar Jorginho e do coordenador Américo Farias, que sempre se sentavam ao lado de Dunga nas coletivas, não foram supridas. Mano terá, ao lado da CBF, de decidir logo sua equipe e traçar o planejamento para o ciclo.

7 - Encontrar um novo capitão e líder para a seleção
O zagueiro Lúcio foi o capitão e grande líder da seleção brasileira dentro de campo no Mundial da África do Sul. Já havia demonstrado a capacidade de liderança nas Copas de 2002 e 2006. Contudo, em 2014 o defensor terá 36 anos e dificilmente estará novamente em ação. Diante de uma equipe que deve ser renovada, caberá a Mano Menezes encontrar um novo líder e capitão para seu time.

Nenhum comentário sobre “Mano Menezes terá sete desafios na seleção brasileira para superar até 2014”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão