Silas: ‘Passar por aqui sem ser campeão vai ter gosto de nada’

30.8.10 | Marcadores:
Share |

Técnico assina contrato com o Rubro-Negro por um ano, se apresenta motivado e vai comandar a equipe na próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro


Silas foi contratado por Zico pelo currículo - ainda curto como treinador. O diretor executivo do Flamengo acha que o perfil do técnico da nova geração combina com o clube. Ele tem preferência por armar times ofensivos, algo que faria bem aos atacantes rubro-negros, que não fazem gols há sete jogos. Apresentado nesta segunda-feira, Silas evitou tratar a chegada à Gávea como o maior desafio da carreira. Aprendeu a lição no Grêmio, onde foi rotulado como aposta e viveu dificuldades por conta da desconfiança dos torcedores. Aos 45 anos, assina contrato por uma temporada e terá o irmão Paulo Pereira como auxiliar. Assume um Flamengo que está na 13ª posição, com 21 pontos, ainda sem saber qual será seu papel no Campeonato Brasileiro. Silas é o terceiro técnico do clube na temporada (Andrade e Rogério Lourenço são os antecessores).

Silas e Zico durante entrevista do FlamengoEx-parceiros, Zico e Silas se reencontram no Flamengo (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)

- Não vejo como um momento de afirmação. Se o Flamengo tivesse essa dúvida, não teria me trazido. O Zico, a Patrícia (Amorim, presidente), que decidiram pela minha vinda, não têm essa dúvida. Para o Flamengo, seria fácil buscar um outro treinador. Claro que a repercussão de um trabalho no Flamengo é diferente do Avaí. Lá, o objetivo era ser melhor do que quatro, era o primeiro ano do time na Série A. Os grandes não eram do nosso campeonato. No Flamengo, tem que ser campeão. Passar por aqui sem ser campeão vai ter gosto de nada. Mas estou preparado - disse.

Zico foi companheiro de Silas na Copa de 1986, no México. Na apresentação da nova comissão técnica, que conta ainda com o preparador físico Emerson Buck e com o analista de desempenho Marcos Paulo, o Galinho elogiou os trabalhos recentes do treinador. Depois de começar na função no Fortaleza, em 2007, reconduziu o Avaí à Série A, em 2008, e colocou o time no surpreendente sexto lugar em 2009. Nos oito meses de trabalho no Grêmio, foi campeão gaúcho, semifinalista da Copa do Brasil, mas não resistiu à pressão da torcida após o início ruim no Brasileiro. No Flamengo, se apoia na arrancada da equipe no ano passado, que resultou no título nacional, para crer que há tempo de conquistar uma vaga na Libertadores e até mesmo a taça.

- A diferença na tabela é grande, estamos a 16 pontos (do líder Fluminense). Já aconteceu uma vez, pode acontecer de novo. Vamos trabalhar para isso - frisou.

Silas sabe que terá muito trabalho. Neste domingo, assistiu à derrota do time para o Guarani, em Campinas, por 2 a 1, de virada. A equipe voltou a cometer os erros da gestão de Rogério Lourenço e deixou a vitória escapar nos minutos finais da partida. O novo técnico se apresentou ao grupo e já comandou o primeiro treino. Na quarta-feira, em Uberlândia, vai dirigir o Flamengo contra o Cruzeiro, no Parque do Sabiá, às 22h.

- Eu estava analisando a tabela do Flamengo. Temos Cruzeiro, Santos, São Paulo, Grêmio, um clássico. Não tem um jogo fácil. Temos o Ceará, em Fortaleza. Vamos encarar jogo a jogo, talvez a nota mais ou menos boa para a estreia é que eu joguei contra o Cruzeiro pelo Grêmio há menos de um mês (empate por 2 a 2) e tenho presente na mente o que o Cuca pode colocar em campo. Não vamos ter o Diogo (lesão no tornozelo esquerdo), vamos ter de mudar a peça ali na frente, e o acerto do time será na base da conversa - afirmou.

O Flamengo viaja para Minas na manhã desta terça-feira. Os jogadores se apresentam no aeroporto Santos Dumont, às 7h15m.

Ficha do treinador:

Nome: Paulo Silas do Prado Pereira
Data de nascimento: 27 de agosto de 1965.
Local de nascimento: Campinas, SP.
Clubes que treinou: Fortaleza (2007-2008), Avaí (2008-2009) e Grêmio (até agosto de 2010).
Títulos como técnico: Campeonato Catarinense 2009 e Campeonato Gaúcho 2010.
Carreira como jogador: São Paulo, Sporting (POR), Central Español (URU), Cesana e Sampdoria (ITA), Internacional, Vasco, Kashiwa Reysol e Kyoto Sanga (JAP), San Lorenzo (ARG), Atlético Paranaense, Rio Branco-SP, Ituano-SP, América-MG, Portuguesa e Inter de Limeira-SP.
Seleção Brasileira: 38 jogos e um gol. Foi campeão da Copa América de 1989 e convocado para as Copas de 1986 e 1990.

Nenhum comentário sobre “Silas: ‘Passar por aqui sem ser campeão vai ter gosto de nada’”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão