Andrew Jennings é um “calo” na vida de Ricardo Teixeira
Para nossa felicidade ainda existem homens de bem e preocupados com o futebol.
Na Europa existe um jornalista chamado, Andrew Jennings, que bate pesado diariamente no atual presidente da CBF (Ricardo Teixeira) e no presidente da FIFA (Joseph Blatter).
Andrew segue diurnamente todos os passos dos dois, principalmente do presidente da CBF.
Entre outras coisas ele diz que Ricardo Teixeira jamais será presidente da FIFA (como é seu desejo), pois não é conhecido na Europa.
Confiram abaixo a entrevista concedida pelo jornalista ao Lance!Net.
Ricardo Teixeira é tido no Brasil como virtual sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa a partir de 2015. Em 2014, Teixeira deixará a Confederação Brasileira de Futebol, ao completar um quarto de século na presidência e se focará na reta final da eleição para a presidência da entidade internacional, sucedendo aquele que, em 1998, sucedeu a seu então sogro João Havelange.
Para Andrew Jennings, essa visão nada mais é do que uma “ilusão”. Para Jennings, as chances de Teixeira podem ser explicadas pelo fato de que seu nome jamais é comentado na Europa.
Jornalista inglês que fez fama fazendo reportagens de profundidade e incomodando instituições poderosas como a Scotland Yard, o COI e a Fifa, Jennings é hoje o jornalista mais odiado por Joseph Blatter, a quem acusa de governar em seu próprio interesse.
No Brasil, como convidado de honra de um congresso de jornalismo investigativo, Jennings deu esta entrevista em duas partes, em dias consecutivos, num boteco e num restaurante da Zona Sul de São Paulo.
Com um estilo informal e afirmativo, disse sem rodeios que Teixeira, Havelange e Blatter formam a turma do mal do futebol.
Qual é a chance de Ricardo Teixeira se tornar presidente da Fifa em 2015?
2015? Haverá uma eleição em 2011 e não é certo que Blatter sobreviva a ela.
Por que não?
É muito possível que haja um candidato da Ásia nas eleições de maio de 2011, ou Mohammed Bin Hammam (Qatar), ou Chung Mong-Joon (Coreia do Sul). E quem concorrer será um forte candidato, porque ambos são bilionários. Sendo assim, não se pode comprá-los. Eles é que poderiam comprar.
Comprar votos? Isso acontece mesmo na Fifa?
Desde que (João) Havelange chegou à Fifa, em 1974, isso acontece. (Joseph) Blatter fez isso. Aliás, o próprio Bin Hammam era quem comprava votos para Blatter. Desta vez, se o fizer, será para ele próprio. Se alguém derrubar Blatter em 2011, vai ficar em 2015.
Se Blatter vencer, qual seria a chance de Teixeira em 2015?
Essa tema me surpreendeu muito ao chegar no Brasil. Na Europa, o nome dele nunca é citado. Teixeira não é uma pessoa muito conhecida no mundo do futebol. Dizendo melhor, todos sabem quem ele é, mas Teixeira não tem muito relacionamento, não é carismático. Além disso, representa a Conmebol, uma federação que tem dez votos num universo de 208. É quase nada para quem precisa de 105.
Que votos você calcula que Teixeira terá?
Teixeira terá os votos da Conmebol, dez. Pode conseguir os 35 da Concacaf, se Warner (Jack, presidente da confederação) continuar por mais quatro anos e meio. Pode conseguir alguns votos nos Bálcãs (sudeste da Europa) e alguns na África, mas poucos.
Mas Havelange se elegeu com muitos votos na África…
Naquela época, os africanos estavam se libertando da Europa e não gostavam de Stanley Rous, que era honesto, mas muito conservador. Apoiava o neocolonialismo e o apartheid na África do Sul. Agora, existe uma conexão. A Europa apoia países africanos com programas de desenvolvimento.
Quem é sua aposta para 2015?
Platini, Platini, Platini. É um homem inteligente, cativante e honesto. Além disso foi um grande jogador. É conhecido no mundo inteiro e está fazendo um bom trabalho na Uefa, implantando os controles financeiros sobre os clubes, para evitar que eles quebrem.
Fonte: Lance!Net/Pedro Neto

Nenhum comentário sobre “Uma bela entrevista”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.