Investir nas categorias de base pode ser lucrativo e ajudar na identificação do jogador com o clube, mas não é a estratégia preferida no Brasil. Pelo menos não entre os melhores times da Série A. As equipes que integram o G-4 dão espaço mínimo aos atletas que revelam. São os reforços formados por outros clubes que desfrutam de maior prestígio.
Nenhum time entre os quatro melhores possui mais de dois pratas-da-casa entre os titulares. O “recordista” é o Cruzeiro. Atualmente na quarta colocação, conta com os laterais Jonathan e Diego Renan, crias do projeto conduzido na Toca da Raposa.
O líder Fluminense, por sua vez, tem Fernando Henrique como único representante da base entre os titulares. O cenário no vice-líder Corinthians é o mesmo. Formado no Parque São Jorge, o goleiro Julio Cesar herdou a vaga de titular após a conturbada saída de Felipe e é o dono da camisa 1, embora não seja unanimidade dentro do clube.
Entre os atuais integrantes do G-4, o Botafogo, terceiro, é o principal exemplo de que a base, por enquanto, serve apenas como opção para o banco de reservas. Não há nenhum jogador revelado pelo Botafogo na equipe principal de Joel Santana.
O Santos deixou o grupo dos quatro melhores na última quinta-feira, mas no primeiro semestre foi o exemplo que deu certo em relação ao aproveitamento da base. A equipe de Dorival Júnior jogou um futebol que encantou no Paulista e na Copa do Brasil contando no time titular com seis atletas revelados na Vila Belmiro.
Neymar, Paulo Henrique Ganso, Felipe, Robinho, Wesley e André ganharam destaque na conquista dos dois títulos, mas o sexteto se desfez. Robinho, Wesley e André foram embora do futebol brasileiro. Felipe está na reserva. Ganso, por sua vez, recupera-se de grave lesão no joelho. O Santos, hoje, está em quinto lugar.
Assim, somados, os quatro melhores times do Brasileirão atualmente reúnem em suas escalações apenas quatro pratas-da-casa, média de um por equipe. Numa época em que a palavra renovação é tão defendida de olho na Copa de 2014, os resultados no Nacional, por enquanto, mostram outra tendência.
EM NEGRITO, OS JOGADORES REVELADOS NA BASE DOS TIMES DO G-4
| FLUMINENSE Fernando Henrique (foto); Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Júlio César; Diogo, Diguinho, Deco e Darío Conca; Emerson e Fred | |
| CORINTHIANS Julio Cesar (foto); Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley | |
| BOTAFOGO Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Maicosuel e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu | |
| CRUZEIRO Fábio; Jonathan, Caçapa, Gil e Diego Renan (foto); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Walter Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista |

Nenhum comentário sobre “Melhores do Brasileiro ignoram base e brilham com maioria 'forasteira'”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.