Felipão fala em "pipocada" de Ronaldinho contra Turquia em 2002

26.11.10 | Marcadores:
Share |
Então com 22 anos, Ronaldinho foi escalado como titular pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, diante da Turquia. Na manhã desta sexta-feira, oito anos depois, o técnico declarou que o meia "pipocou" no momento de cobrar o pênalti diante dos turcos, quando a partida estava empatada por 1 a 1 (Rivaldo bateria a penalidade que daria a vitória por 2 a 1 ao Brasil).
"Pelo meu esquema, seria o Ronaldinho que deveria cobrar, mas na hora que ele pegou a bola, olhou para o banco. Quando você vê um jogador olhando para o banco, sabe que tem alguma coisa acontecendo. Na linguagem popular, ele estava todo cagado. Aí, o técnico pensa: 'ai, Jesus!'", brincou Felipão durante palestra em São Paulo.

O início da campanha do pentacampeonato foi dramático em Ulsan. O Brasil sofreu um gol de Hasan Sas, empatou com Ronaldo e ganhou com uma ajuda do árbitro sul-coreano Kim Young-Joo. Aos 41min do segundo tempo, o zagueiro Alpay Ozalan segurou Luizão, que substituiu Ronaldo, fora da área, mas o juiz marcou pênalti.

"É nessa hora que aparecem as lideranças do grupo. O Rivaldo fez assim", contou Felipão, apontando para o próprio peito. "Eu disse: 'é tu mesmo!'. Nesse momento, não é só o jogador que está cagado, o técnico também está", disse o técnico, em meio às gargalhadas dos espectadores.
Então astro do Barcelona, Rivaldo, com 30 anos na época, assumiu a responsabilidade e estufou as redes do goleiro Rustu. Além de garantir os primeiros três pontos da Seleção na Copa do Mundo, o meia contribuiu com a carreira de Ronaldinho, diz Felipão.

"O Rivaldo, que tem gente que não valoriza, tinha muita personalidade. Se ele errasse o pênalti, não estaria nem aí. Mas o Ronaldinho tinha 22 anos e, se errasse, mudaria a carreira. Se jogador perde pênalti em Copa do Mundo, os caras querem matar. Ainda mais que ele era gaúcho e o técnico também era gaúcho. Poderia dar problema".

No segundo jogo da fase classificatória, o Brasil goleou a China por 4 a 0, em Seogwipo. Com gols de Roberto Carlos e Rivaldo, o time de Felipão abriu 2 a 0 rapidamente. No final do primeiro tempo, Ronaldo foi puxado por Li Weifeng e o árbitro sueco Anders Frisk marcou pênalti.

"Os outros jogadores entregaram a bola para o Rivaldo cobrar, mas ele deu para o Ronaldinho e disse: 'agora pode bater, porque se você perder a gente faz mais dois, eles são muito ruins'", contou Felipão. Ronaldinho superou o goleiro Jiang Jin e foi sambar na bandeirinha de escanteio.

Oito anos depois do pentacampeonato de 2002, o atual meia do Milan luta para garantir uma vaga na Seleção comandada por Mano Menezes, após ficar fora do Mundial de 2010. Rivaldo, por sua vez, preside o Mogi Mirim e pretende jogar pelo clube paulista na próxima temporada.

Nenhum comentário sobre “Felipão fala em "pipocada" de Ronaldinho contra Turquia em 2002”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão