Greenspan, que realizou nos Jogos de Inverno de Vancouver, em fevereiro de 2010, seu último trabalho, era produtor, escritor e diretor de documentários.
Chris McGrath/Getty Images - 01.nov.2007/AFP | ||
Greenspan dedicou-se por 60 anos aos documentários |
A carreira do documentarista ficou famosa em 1964, quando fez um vídeo com o americano Jesse Owens.
No filme, o diretor retornou ao local onde Owens recebeu três medalhas de ouro, 30 anos antes, em um dos episódios mais famosos das competições olímpicas, quando o ditador alemão Adolf Hitler se negou a apertar a mão do atleta, que era negro.
Outro filme que Greenspan diz ter entre seus preferidos foi sobre a chegada do maratonista da Tanzânia John Stephen Ahkwari, último colocado da prova nos Jogos Olímpicos na Cidade do México, em 1968.
"Ele terminou uma hora e meia após o vencedor. Ele foi praticamente carregando a perna, que estava ensanguentada", lembrou Greenspan em entrevista à "ESPN", há cerca de dez anos.
"Perguntei para ele porque que não desistiu, mas ele me respondeu: 'Você não entende. O meu país não me enviou por milhares de quilômetros para iniciar uma corrida, eles me enviaram para terminá-la'", recordou o cineastra, considerando esta uma das frases mais marcantes de sua vida como documentarista.
Apesar de passar grande parte da vida somente focado nos Jogos Olímpicos, Greenspan não achava cansativo. Pelo contrário. Classificava as duas semanas que ocorriam as competições como as duas semanas do amor, e a cidade onde o evento ocorria como a Terra do Nunca, referência ao local onde vive o personagem Peter Pan.
"Eu gasto 99% do meu tempo mostrando coisas boas sobre os Jogos. Tem gente que passa 100% do tempo falando coisas negativas. Muitas vezes sou criticado por ver um mundo cor de rosa, mas eu sou desta maneira", disse Greenspan.
Dentre os diversos prêmios que ele recebeu ao longo da vida, um dos mais importantes foi o Emmy em 1976, sobre um documentário especial dos Jogos, com 22 horas de duração.
Com agências internacionais
Nenhum comentário sobre “Cineasta oficial dos Jogos Olímpicos morre aos 84 anos”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.