Torcedores de organizadas terão de fornecer digitais para entrar em estádios

28.6.11 | Marcadores:
Share |
A partir desta terça-feira começa a ser obrigatório o cadastramento de impressões digitais de integrantes de torcidas organizadas no Brasil. O projeto piloto será lançado em Curitiba numa parceria com o Ministério Público do Paraná e Ministério dos Esportes, além de representantes das torcidas organizadas. Torcedores dos três maiores clubes do Estado (Atlético-PR, Coritiba e Paraná) começarão a ser registrados por meio de um cadastro digital de sistema biométrico.

Nos próximos 12 meses, o projeto Torcida Legal, do Ministério dos Esportes, tem planos de cadastrar todas as torcidas organizadas do país com o objetivo de coibir a violência dentro e fora dos estádios. A estimativa é cadastrar pelo menos 475 torcidas organizadas no país.

"A partir do momento que se tem informações das pessoas, elas vão pensar duas vezes antes de cometer um delito", afirmou ao UOL Esporte o promotor Maximiliano Ribeiro Deliberador, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Paraná, que faz parte da iniciativa.

De acordo com o promotor, pesou para Curitiba ser escolhida como a cidade que será usada como teste para o sistema a pancadaria campal que se seguiu ao rebaixamento do Coritiba à Serie B do Campeonato Brasileiro, em dezembro de 2009, quando mais de 300 torcedores da principal organizada do clube invadiram o campo ao final do jogo, promovendo um quebra-quebra generalizado e entrando em confronto com a polícia.

O cadastro biométrico do projeto é parecido com o equipamento já utilizado pela Justiça Eleitoral. Os torcedores, a partir de 4 de julho, devem comparecer aos endereços definidos pelo Ministério do Esporte para fazer um cadastro baseado no documento pessoal e para a coleta da impressão digital por meio do sistema biométrico. O primeiro posto de cadastro ficará na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, para os torcedores do clube. Os outros postos ainda serão definidos.

No Termo de Ajuste de Conduta já firmado com representantes das torcidas organizadas da capital do Paraná ficou estabelecido que o integrante que não fizer o cadastramento não poderá entrar no estádio portando faixa ou vestindo a camisa da organizada. O prazo para os torcedores realizarem o cadastro é de dois meses.

Nenhum comentário sobre “Torcedores de organizadas terão de fornecer digitais para entrar em estádios”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão