R. Gomes abre sorriso ao saber de vitória do Vasco; médicos exaltam recuperação

1.9.11 | Marcadores:
Share |
A recuperação de Ricardo Gomes está evoluindo melhor do que o esperado. Quatro dias após sofrer um AVC e passar por uma cirurgia para drenar um hematoma que ocupava 70% de seu cérebro, o técnico cruzmaltino reconheceu parentes, vem recuperando os movimentos do corpo e teve mais um motivo para se alegrar: a vitória de seus comandados no jogo da última quarta-feira. Ao saber do triunfo vascaíno, Ricardo sorriu.

Para ficar ainda mais feliz, o treinador deve voltar a respirar sem o auxílio de máquinas nesta quinta. Os médicos exaltaram a evolução do paciente no que diz respeito à consciência, mas seu estado de saúde ainda é considerado grave.

“É mais um dia de vitória. A evolução continua sendo satisfatória, principalmente no que diz respeito à consciência do Ricardo. Ele já interage com as pessoas e reconhece os seus familiares. Ontem (quarta-feira) percebemos uma emoção muito grande quando ele viu esposa e filhos. Falamos da vitória do Vasco e ele abriu um sorriso”, afirmou Fábio Miranda, clínico-intensivista e responsável pelo CTI.

Sobre as possíveis sequelas, os doutores que acompanham o caso do comandante vascaíno ainda ressaltam que é cedo para uma avaliação precisa, mas, com a retirada dos tubos de respiração, será possível checar se a fala de Ricardo foi comprometida.

“Repetimos que ainda é cedo para definir isso (sequelas), mas ele apresenta um déficit nos membros do lado direito, algo totalmente esperado até pela área em que aconteceu o hematoma no cérebro. Dentro das próximas 24 horas vamos tirar os tubos de respiração que ainda mantém algum auxílio ao paciente. A partir daí teremos uma avaliação ainda mais completa. A área da fala não parece ter sido atingida, e isso é muito bom”, ponderou José Antônio Guasti.

Ricardo irá continuar internado no CTI por mais 72 horas, pelo menos. Para que a atrofia muscular seja minimizada, ele está passando por três sessões de fisioterapia por dia.

Relembre o caso do treinador:

No segundo tempo do jogo contra o Flamengo, no dia 28, Ricardo Gomes passou mal e foi levado ao Hospital Pasteur, onde foi diagnosticado com AVC hemorrágico. O técnico foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem do hematoma cerebral, que tomava 70% de seu cérebro, e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana mantida sob controle. Os médicos esperavam as 72 horas após a cirurgia para retirar os sedativos e analisar se o comandante cruzmaltino terá alguma sequela na fala ou na motricidade do lado direito.

Nenhum comentário sobre “R. Gomes abre sorriso ao saber de vitória do Vasco; médicos exaltam recuperação”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão