À la Barça, Santos é o time que mais acerta passes e menos comete faltas

29.5.12 | Marcadores:
Share |

Quando Neymar e Muricy Ramalho disseram após a goleada sofrida para o Barcelona na decisão do Mundial de Clubes que o Santos recebera uma "aula de futebol", não era força de expressão. Cinco meses depois, as mudanças no estilo de jogo do Peixe já são visíveis no início do Campeonato Brasileiro, mesmo com a equipe ainda não tendo "estreado" para valer (Neymar e Paulo Henrique Ganso, por exemplo, não enfrentaram Bahia e Sport) e sequer ter marcado um golzinho. Os números mostram que o time é o que mais acertou passes e menos cometeu faltas após duas rodadas(veja tabela abaixo).
Até o momento, o Santos já acertou 605 passes, 34 a mais que o segundo colocado (Figueirense) e mais que o dobro do último time deste quesito (Sport). Para se ter uma ideia, a média de acertos santistas por jogo (302,5) supera o total de passes executados com eficiência pelo rubro-negro pernambucano (299) na totalidade das rodadas já disputadas do Brasileirão. Além disso, o Alvinegro Praiano é também um dos que menos errou passes na competição: 55, atrás apenas de Botafogo (41), Palmeiras (46), Sport (51), Fluminense (52) e Figueira (54). Ao todo, portanto, foram 660 passes, com significativo aproveitamento de 91,6%. Bem ao "estilo Barça".
Passes certosFaltas cometidas
ClubeNúmeroClubeNúmero
Santos605Cruzeiro64
Figueirense571Fluminense50
Corinthians553Atlético-MG50
Atlético-GO519Figueirense45
Grêmio509Corinthians44
São Paulo486Grêmio41
Palmeiras465Ponte Preta39
Flamengo461Flamengo36
Inter461Vasco36
Vasco438Coritiba34
Botafogo409Palmeiras33
Ponte Preta403Atlético-GO33
Portuguesa392Náutico33
Náutico380Sport33
Cruzeiro378Portuguesa31
Coritiba354Inter31
Atlético-MG353São Paulo29
Fluminense327Botafogo28
Bahia321Bahia25
Sport299Santos22
 - Quando o Barcelona joga, todos do nosso time querem vê-los atuando. Outro dia, atrasamos o treinamento só para ver o Barcelona jogar. Mesmo tomando aquele baile no fim do ano (no Mundial), os caras pegaram esse time como exemplo. É difícil pedir a Neymar e Ganso que parem e toquem a bola, porque aqui no Brasil aprenderam a pegar a bola e agredir. O Barcelona joga assim desde o Cruyff. Mas eles estão melhorando - disse em março Muricy Ramalho, após o Santos golear o Guaratinguetá por 5 a 0, pelo Campeonato Paulista.s
- Sem dúvida, a gente se espelha muito (no Barcelona), tocando a bola. Foi o que a gente aprendeu lá no Mundial. Com a posse de bola, estamos sempre obrigando o adversário a correr e temos mais chances de fazer o gol - emendou Ganso, na mesma ocasião, ratificando a melhora apontada por Muricy.
Tal receita foi decisiva na vitória por 1 a 0 sobre o Vélez Sarsfield-ARG, pela Taça Libertadores da América. Diante um rival fechado, especialmente após ficar com um jogador a menos no final da primeira etapa - o goleiro Barovero foi expulso pouco antes do intervalo - o Peixe administrou a posse de bola e encurralou o bem fechado time argentino, chegando ao gol e levando a partida para os pênaltis. O Santos venceu a disputa nas penalidades por 4 a 2 e classificou-se às semifinais da competição para encarar o Corinthians.
- Às vezes, quando tocamos a bola, a torcida pode até pensar que nosso time está devagar. São 90 minutos, não adiantaria correr como louco, sabendo que pode aparecer um contra-ataque - explicou Alan Kardec após a vitória sobre o Vélez, confirmando que a lição de dezembro último foi bem compreendida pelo elenco alvinegro.
Pouco faltoso
Além de eficiente na troca de bola, o Santos vem se destacando também como a equipe menos faltosa do Brasileirão. Após duas partidas, foram apenas 22 faltas cometidas, 42 a menos que o líder deste quesito, o Cruzeiro — o Peixe, aliás, cometeu bem menos infrações até o momento do que a média por jogo do time celeste (32). E mesmo assim, o Alvinegro Praiano é, ao lado do Coritiba, a terceira equipe que mais roubou bolas no torneio: 34, atrás só de Internacional (44) e Portuguesa (41).
Pode-se dizer que aí há mais uma influência do "estilo Barça". Afinal, embora marque forte, principalmente a saída de bola dos rivais, o Barcelona não é uma equipe das mais faltosas. Na Liga dos Campeões recém finalizada, por exemplo, os blaugranas registraram uma média de apenas 9,42 faltas por partida — a menor, dentre os clubes que estiveram na fase de grupos da competição europeia, de acordo com números da Uefa.
por globo.com

Nenhum comentário sobre “À la Barça, Santos é o time que mais acerta passes e menos comete faltas”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão