Jornal revela conversa em que corredor espanhol cogita se dopar para disputar os Jogos

19.7.12 | Marcadores:
Share |

O jornal espanhol “As” informa nesta quinta-feira um suposto caso de doping de um atleta olímpico antes mesmo de os Jogos de Londres começarem. O diário divulga conversas por e-mail que mostram que o corredor catalão Angel Mullera procurou substâncias ilegais para conseguir a vaga.

De acordo com a publicação, o corredor dos 3.000 m com obstáculos pode ter utilizado a substância Eritropoetina  (EPO) para conseguir o índice para a Olimpíada.

Em julho do ano passado, ele tinha obtido um índice provisório para os Jogos de Londres, que precisava ser ratificado com marcas melhores para que algum outro espanhol não lhe tomasse a vaga.

Depois do Mundial de Daegu, em agosto, ele diz, por e-mail, a um interlocutor não divulgado, que precisa melhorar seu rendimento antes da Olimpíada. “No começo de junho já tenho que estar um pouquinho bem.”

O mês de junho é quando foi realizado o Campeonato Europeu de atletismo em que ele melhorou sua marca e confirmou a vaga.
“Duas semanas antes da competição paro de colocar Mircera [substância proibida], não? Pois se for realizado um exame antidoping surpresa de urina três dias antes de ter acabado a Mircera, o que acontece?”, questiona, para depois perguntar o preço do produto.

“Se quiser ter mais velocidade é prudente começar com o hormônio de crescimento Saizen [uma marca], que não é detectável. Tenho competidores que estão usando e são competidores importantes. Dois meses antes [da competição], [use] Mircera.”

Depois, o interlocutor recomenda que use a substância três vezes por semana e também que use os produtor Dynepo e Glutamina para eliminar os rastros da EPO na urina. “Não terá problemas com o controle”, falou o interlocutor, tentando convencer o atleta.

“O hormônio não é detectável?”, questiona Mullera.
Finalmente, é fechado entre ambos um plano para 13 dias antes da competição, que inclui doses de Mircera, Dynepo e até produtos legais como Tationil e Glutamina.

O corredor cravou 8min17s90 no dia 8 de julho e conseguiu a vaga para Londres.

Após a revelação do jornal, ele se pronunciou por meio de seu Twitter. “Sobre a notícia que me relaciona a um plano de dopagem, digo que estou muito tranquilo”, escreveu.

“Depois de conversar com os órgãos e autoridades competentes darei minha versão dos fatos para falar a respeito do caso”, continuou.

O COI (Comitê Olímpico Internacional) e a Wada (Agência Mundial Antidoping) ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Nenhum comentário sobre “Jornal revela conversa em que corredor espanhol cogita se dopar para disputar os Jogos”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão