Ensaio geral para o primeiro teste

22.1.14 | Marcadores:
Share |
A Arena das Dunas abre suas portas oficialmente hoje a partir das 17h, com o pontapé inicial sendo executado pela presidenta da república, Dilma Rousseff. A chefe do executivo federal estará acompanhada do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. A Arena foi a última obra a ser iniciada na corrida pela Copa e, entre as 12 sedes, é o sétimo estádio concluído, o primeiro pós Copa das Confederações.

A cerimônia de hoje faz parte de um conjunto de eventos que marca a abertura oficial da Arena. Amanhã, os funcionários serão homenageados com uma festa privada. A participação da presidenta Dilma Rousseff, hoje, será rápida. O cerimonial da Presidência da República organizou uma programação  sem longos pronunciamentos ao microfone. A inauguração não terá discursos nem entrevistas. Segundo o cerimonial da presidenta, às 17h ela chegará à Arena e às 18h30 o avião presidencial já decola para Davos, na Suíça, onde a chefe de estado brasileira participará do Fórum Econômico Mundial.

Ontem à noite a Arena das Dunas passou por uma espécie de evento teste, onde quase 100% de suas funcionalidades foram colocadas em uso. Cerca de mil pessoas foram convidadas a comparecer ao local, onde receberam ingressos para que fossem testados os acessos, sistema de bilhetagem, segurança, orientadores, além de iluminação, som, telões e toda a parte elétrica e hidráulica. Uma banda também tocou para os presentes, numa espécie de prévia do que poderá ser o show de inauguração no domingo, no intervalo dos jogos.

Antes da chegada dos convidados, representantes da área operacional do Corpo de Bombeiros realizaram uma visita técnica para conhecimento do local, localização de saídas de emergência, hidrantes, entre outros equipamentos de segurança. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ontem também foi realizado um mutirão pelo serviço de engenharia da corporação para análise de 300 pranchas do projeto arquitetônico da Arena para que hoje esse trabalho fosse complementado com  as vistorias de campo. Ontem, até às 20h, cerca de 95% desse material técnico já havia sido verificado pelos engenheiros. Este trabalho é necessário para que o habite-se da Arena seja emitido. Somente após a liberação do corpo de bombeiros é que o documento poderá ser emitido.

“O Corpo de Bombeiros tem de analisar o projeto final e fazer a vistoria do local quando esse projeto for aprovado. Percebemos o empenho dos projetistas da OAS; o projeto arquitetônico já foi completamente aprovado. Depois que esse projeto for 100% aprovado, aí vamos para a vistoria, que acredito que para dar tempo deva ser feita até hoje (ontem) à tarde”, afirmou o tenente coronel Monteiro Júnior. Além dos bombeiros, uma comissão técnica da Semurb  analisava os documentos da OAS para o licenciamento do Habite-se. Na própria Arena, os engenheiros da empresa responsável pela construção do estádio trabalhavam para resolver as pendências. Apesar da aparente correria, o titular da Semurb, Marcelo Toscano, acreditava na liberação dos documentos. “Se a empresa atender todos os pleitos, possivelmente o Habite-se sai a tempo. É possível sim que saia até amanhã. Estamos fazendo nossa parte, adiantando nossa análise. A empresa tem que fazer a dela”, disse.

Sem o habite-se, os responsáveis pela Arena não podem iniciar a comercialização de ingressos para as partidas de abertura, no próximo domingo. A expectativa é de que hoje sejam iniciadas as vendas dos bilhetes de acesso a Arena. Os pontos de vendas deverão ser as bilheterias do próprio local e pontos indicados por ABC e América, que possuem contrato com a Arena das Dunas.

Pela Copa do Nordeste entram em campo América x Confiança/SE. Pelo Campeonato Potiguar jogam ABC x Alecrim. Para este dia, que terá a participação popular com a ocupação de cerca de 27 mil lugares a expectativa é ainda maior. Os preços dos ingressos que, mais uma vez, não foram anunciados oficialmente ontem, variam entre R$ 40 e R$ 70, com as garantias de Meia-entrada para idosos e estudantes.

Caso siga as divisões usuais das arenas em todo País e a mesma adotada pela FIFA na Copa das Confederações de 2013, os ingressos mais caros serão os cobrados por cadeiras posicionadas ao centro da arena. Por trás das metas ficarão os ingressos com preços mais populares.

Nenhum comentário sobre “Ensaio geral para o primeiro teste”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão