PARA ARGENTINOS COPA AMÉRICA É VERDADEIRA OBSESSÃO

25.6.07 |
Share |
Os 14 anos sem títulos, o favoritismo atribuído por imprensa e adversários e a vontade de revanche após o título perdido no minuto final em 2004 tornaram a conquista da Copa América uma obsessão na Argentina.Desde 1993, quando ganhou sua 14ª Copa América, a seleção argentina não vence o torneio - nem nenhum outro. O jejum de 14 anos é o segundo maior do futebol do país, só superado pelos 19 anos que separaram a conquista da Copa América de 1959 e do Mundial de 1978.

Técnico na Copa América-2007, Basile também foi o comandante no título de 93
Nesses 14 anos, a Argentina viu desfilar pela seleção gerações de sucesso nas categorias de base - ganharam quatro Mundiais sub-20 e a Olimpíada de 2004 -, mas que não repetiram o sucesso na seleção principal.Dois desses jogadores voltam agora como "salvadores". Juan Sebastian Veron, 32, conduziu o Estudiantes de la Plata ao triunfo no Campeonato Apertura (primeiro turno do Argentino, mas que tem status de título nacional) do ano passado, quebrando jejum de 23 anos.O sucesso de Juan Roman Riquelme, 29, é mais recente: foi o maestro da conquista da Libertadores pelo Boca Juniors na semana passada.Veron saiu da seleção com problemas de relacionamento com os companheiros. Riquelme pediu para não ser mais convocado após o fiasco na Copa do Mundo de 2006.Os dois voltam pelas mãos de Alfio Basile, que era o técnico na última conquista argentina. Basile comanda uma seleção envelhecida (média de 27,3 anos, contra 25,6 do Brasil, por exemplo), com 16 remanescentes do Mundial passado, quando o time foi eliminado pela Alemanha nas quartas.O hoje técnico Oscar Ruggeri, capitão do time na última conquista da Copa América, resume: "Ou eles ganham ou vão querer matá-los". Na TV e na imprensa, o torneio é tratado como se fosse Copa do Mundo, e não da América: um anúncio da competição usa a narração do gol de Diego Maradona contra a Inglaterra na Copa de 1986 (em que foi driblando desde o meio-campo), que acaba de completar 21 anos.O favoritismo argentino é respaldado pelo fato de a seleção chegar completa, e o Brasil, desfalcado. Cenário não tão diferente do de 2004."É uma espinha que tenho cravada no peito", disse Tevez ao diário "La Nación".

FONTE: UOL


Nenhum comentário sobre “PARA ARGENTINOS COPA AMÉRICA É VERDADEIRA OBSESSÃO”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão