A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou na tarde desta terça-feira, em reunião realizada da sede da entidade, os grupos do Campeonato Carioca de 2009. Mantido o número de 16 clubes na competição - mudança que começou a valer este ano, uma vez que até 2007 eram 12 participantes - Vasco e Fluminense caíram no Grupo A, ao lado de Madureira, Resende, Cabofriense, Duque de Caxias, Americano e Tigres; e Botafogo e Flamengo ficaram no Grupo B, junto a Bangu, Macaé, Friburguense, Boavista, Volta Redonda e Mesquita.
As quatro maiores forças do futebol carioca enviaram representantes à reunião, sendo que apenas o Vasco contou com o seu presidente, Roberto Dinamite. Pelo Flamengo, quem compareceu foi Kleber Leite, vice de futebol; o Fluminense enviou Marcelo Penha, assessor da presidência; e o Botafogo, o advogado André Barros, homem de confiança do futuro presidente Maurício Assumpção. Ele já havia defendido o clube num arbitral de 1993, mas não sabe se fará parte do departamento jurídico alvinegro no triênio 2009/2011.
O jogo de abertura será entre Flamengo, atual bicampeão, e Friburguense, dia 25 de janeiro, no Maracanã. No entanto, a partida pode mudar de data caso o Rubro-Negro garanta uma vaga na Taça Libertadores, no caso, terminando em quarto lugar e tendo de jogar a pré-Libertadores - no Brasileirão a equipe está na zona de classificação, faltando três rodadas para o fim do campeonato. Dois grandes têm estréia marcada para fora de casa: o Botafogo enfrenta o Boavista, e o Fluminense pega o Cabofriense. Já o Vasco começa a sua campanha contra o Americano, em São Januário.
Problema com alguns estádios faz Ferj não divulgar dias, horários e locais dos jogos
Toda a tabela e o regulamento ainda serão anunciados, e um primeiro momento a Ferj não divulgou dias, horários e locais dos jogos, mas o Carioca do próximo ano já tem uma mudança em relação ao campeonato de 2008: os grandes terão de jogar fora de casa. No caso, Flamengo e Fluminense não mandarão todos os jogos no Maracanã, assim como o Botafogo não usará sempre o Engenhão, e o Vasco, São Januário.
os quatro grandes ou qualquer outra partida. Raulino de Oliveira (Volta Redonda), Eduardo Guinle (Friburguense) e Edson Passos (do América, rebaixado à Série B do Estadual, e que deverá ser usado pelo Madureira) estão prontos para receber qualquer partida.
O Tricolor suburbano teve o seu estádio, Conselheiro Galvão, vetado para jogos contra Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. No mesmo esquema estão o Marrentão (Duque de Caxias) e o Trabalhador (Resende).
Alguns estádios ainda dependem da entrega de laudos técnicos e de inspeção para que os clubes consigam liberá-los. São eles Godofredo Cruz (Americano), Moça Bonita (Bangu), Eucy Rezende (Boavista) e Alair Corrêa (Cabofriense).
Dois, por sua vez, foram definitivamente vetados para qualquer confronto: Louzadão, do Mesquita, e Cláudio Moacyr, do Macaé. Este último não ficou pronto a tempo, e o clube irá mandar seus jogos no Godofredo Cruz, do Americano.
Confira os jogos da primeira rodada *
GRUPO A
Vasco x Americano
Cabofriente x Fluminense
Madureira x Resende
Duque de Caxias x Tigres
GRUPO B
Flamengo x Friburguense
Boavista x Botafogo
Mesquita x Bangu
Macaé x Volta Redonda
* A Ferj ainda vai confirmar os dias, horários e locais dos jogos
globo
Nenhum comentário sobre “Ferj anuncia os grupos do Carioca 2009”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.