Peru tenta evitar suspensão e pede à Fifa mais tempo para resolver seus problemas

18.11.08 | Marcadores:
Share |

Longe de um consenso com a federação de futebol, o Instituto Peruano do Esporte, órgão do governo, mandou nesta terça-feira uma carta à Fifa pedindo a ampliação no prazo para a resolução do impasse entre as duas partes. A entidade máxima do futebol estipulou que a Federação Peruana tem até esta sexta-feira para retomar sua autonomia (sofre intervenção do órgão do Governo Federal). Caso isto não aconteça, o Peru será banido de todas as competições internacionais, de clubes e seleções.

A possível suspensão pode influir diretamente no futebol brasileiro. Se impedido de jogar internacionalmente, o Peru deixaria em aberto suas três vagas na próxima edição da Taça Libertadores. A Conmebol ainda não se pronunciou sobre o que fará com as vagas peruanas caso de fato o país seja suspenso. O assunto, se necessário, será discutido na reunião do Comitê Executivo, no próximo dia 24, um dia antes do sorteio das chaves da Libertadores 2009. Especula-se que o campeão da Copa Sul-Americana vai ficar com uma das vagas. O Internacional é semifinalista do torneio.

Segundo a carta enviada pelos peruanos à Fifa, a ampliação no prazo vai possibilitar "a elaboração de um programa de ações viáveis e que contribuam para a resolução dos inconvenientes legais por que passa neste momento a Federação Peruana".

O Instituto Peruano do Esporte não reconhece a diretoria da federação desde que o o presidente Manuel Burga foi reeleito. Ele foi suspenso de qualquer atividade ligada ao esporte por cinco anos. Como ele continua no cargo, o Instituto Peruano não reconhece a diretoria da federação, que não pode ser registrada oficialmente. A Federação Peruana também está proibida até de abrir uma conta bancária e de receber fundos do sistema financeiro.

Por conta deste impasse, o Peru já perdeu o direito de sediar o Sul-Americano sub-20, que vai acontecer em janeiro, na Venezuela. A Fifa não tolera que as federações nacionais não tenham autonomia sobre o futebol do país. Toda vez que isto acontece, o país é suspenso de toda a atividade internacional.

globo

Nenhum comentário sobre “Peru tenta evitar suspensão e pede à Fifa mais tempo para resolver seus problemas”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão