No formato que deve ser proposto pela Fota, todos os pilotos deixariam os boxes ao mesmo tempo e com quantidade igual de combustível, para 14 voltas ininterruptas na pista. Ao fim de cada giro, o piloto mais lento deixaria a disputa.
Os seis que sobreviverem à seqüência inicial de voltas trocarão pneus para uma fase final, em que lutarão pela pole. Todos eles devem entrar na pista também com a mesma quantidade de combustível.
A proposta será debatida no dia 4 de dezembro, e pode incluir um ponto extra para o piloto que conquistar a pole. Depois de aprovado pelas equipes, o novo formato será submetido à Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Testes
A temporada de 2009 já terá uma série de mudanças no regulamento para tornar a disputa mais emocionante, como a volta dos pneus slick, lisos, e modificações aerodinâmicas, com a proibição de apêndices e a mudança no tamanho das asas.
Para testar o efeito dessas alterações, a BMW anunciou ontem que vai fazer um teste específico para ultrapassagens no mês que vem, em Jerez, durante a próxima sessão de testes coletivos.
A idéia é verificar se o novo modelo realmente facilita as ultrapassagens. O austríaco Christian Klien, piloto de testes da equipe, disse que, se o novo carro facilitar as manobras, ele vai esquecer suas opiniões estéticas - no início da semana, havia afirmado que o modelo de 2009 era "o carro mais feio que já viu".
"Se o teste correr bem e o carro for rápido, não me importarei com o visual. Vou adorá-lo. Beleza e elegância são importantes em carros de rua, mas em corridas é a velocidade que deve vir em primeiro plano", afirmou.
tribunaimprensa
Nenhum comentário sobre “Mudanças à vista na Fórmula 1”
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.