CBF inicia construção de sede e centro de treinamento para a Copa de 2014

28.9.09 | Marcadores:
Share |

A CBF lançou nesta segunda-feira, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, a pedra fundamental do novo centro de treinamento da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014. No local, também serão construídos a nova sede da entidade, um hotel para servir de concentração para os jogadores e um museu do futebol. A previsão é que as obras comecem nos primeiros meses de 2010 e que tudo esteja pronto em dezembro de 2012 .

O evento teve a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter, do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Ministro do Esporte, Orlando Silva. Além do técnico Dunga e do auxiliar Jorginho.

Ricardo Teixeira confirmou que o local vai servir de concentração para a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 2014. Com isso, a Granja Comary, em Teresópolis, vai passar a receber apenas as seleções femininas e de base.

- É um marco para o futebol brasileiro. Quero o que existe de melhor no mundo. Vamos reunir em um mesmo local a nova sede (da CBF), o centro de treinamento, a concentração e um museu do futebol. Tudo feito com o dinheiro da CBF - disse Ricardo Teixeira, que não quis revelar o valor total estimado para as obras.

Thiago Lavinas/GLOBOESPORTE.COM

Prefeito Eduardo Paes e Ricardo Teixeira observam o discurso de Joseph Blatter

O terreno, localizado na Avenida Salvador Allende, 5.500, foi adquirido pela CBF por um valor considerável segundo o próprio Ricardo Teixeira. Com 104 mil metros quadrados e mais 30 mil metros de uma área extensiva protegida pela reserva ambiental que não pode ser construída, o novo centro de treinamento da CBF vai ter também um moderno centro de fisioterapia, sala de musculação, pista para corrida e estacionamento para 400 veículos.

- O Rio de Janeiro vai dar todas as condições para a seleção brasileira se preparar para a Copa de 2014. Tenho certeza de que será uma Copa memorável - disse o ministro Orlando Silva.

O museu do futebol foi projetado pelo arquiteto Paulo Casé e será de responsabilidade da Prefeitura do Rio. A entrada será feita por um corredor que lembra a estrutura de um gol. Internamente, o edifício vai ter três pavimentos, um mezanino e um subsolo para áreas de depósito. Quando o museu estiver pronto, Ricardo Teixeira vai pedir à Fifa que passe a considerar o local como uma referência do futebol mundial.

Durante um discurso, Eduardo Paes voltou a deixar claro que o Rio de Janeiro espera ser a principal sede da Fifa na Copa do Mundo de 2014. A cidade receberia o principal centro de imprensa da competição e teria também a base da Fifa. Blatter não confirmou a informação.

- Nada disso está definido. Mas o Rio de Janeiro vai ter uma participação grande na Copa do Mundo, isso é fato - disse Ricardo Teixeira.

Bem humorado, o governador Sérgio Cabral brincou com o carinho do presidente da Fifa no Rio de Janeiro.

- O Blatter está virando carioca. Ele até quer comprar uma casa aqui no Rio de Janeiro. Já temos os melhores jogadores do mundo e agora vamos ter também o melhor centro de treinamento.

Durante cerca de cinco minutos, Blatter elogiou a iniciativa da CBF e a paixão do brasileiro pelo futebol.

- É formidável o que vai ser construído aqui para receber a seleção brasileira. Vai ser ótimo para o futebol. E quero lembrar que o Brasil é o único país que já está classificado para a Copa do Mundo de 2010 e, também, de 2014 - disse Blatter.

globo

Nenhum comentário sobre “CBF inicia construção de sede e centro de treinamento para a Copa de 2014”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão