Em quadros de salas internas, em placas nas paredes, até nos degraus das arquibancadas: por todo lado, há uma referência ao esporte
O estádio Centenário homenageia o futebol não apenas em seu famoso museu, nos nomes de cada setor do estádio, sempre uma referência aos títulos do Uruguai, ou nas placas colocadas nas paredes para lembrar que aquele é um gigante erguido há 80 anos para que fosse realizada a primeira Copa do Mundo. Nas entranhas do Centenário, em espaços geralmente só percorridos pelos funcionários que ali trabalham, é possível ver que a idolatria no estádio pelo esporte não é apenas para chamar público. Em cada corredor, em cada parede, está registrado um pedacinho da história do futebol.
Placa com os nomes dos heróis uruguaios no chamado 'Maracanazo' de 1950
Na terça-feira, um dia antes da decisão entre Uruguai e Argentina, valendo vaga na Copa do Mundo do ano que vem, o GLOBOESPORTE.COM visitou o estádio com o objetivo de encontrar cantos escondidos dele. Como os funcionários estavam dando os últimos retoques para a partida, foi possível entrar em corredores e salas aos quais o público não tem acesso.
Reproduções do cartaz da Copa de 30, emolduram parede do Centenário
Nas paredes, há quadros grandes lembrando as diferentes edições da Copa do Mundo. No fim de um corredor, em um canto quase esquecido, surge uma tela bem emoldurada, com a imagem de um goleiro fazendo uma defesa e o seguinte texto:
"Primero Campeonato Mundial de Football. Uruguay, Montevideo, 1930. 13 de julio, agosto 13."
É uma das várias referências à Copa conquistada pelos uruguaios dentro de casa, ali mesmo, no Centenário, derrotando na final justamente os argentinos. Por dentro e por fora do estádio, há uma coleção de placas referentes às conquistas dos “charruas”.
Algumas delas não trazem boas lembranças aos brasileiros. Elas são a recordação do Mundial de 50, vencida pelos uruguaios em pleno Maracanã. Uma das portarias do estádio tem uma placa com o nome de cada um dos heróis do título em terra brasileira. Perto do Centenário, uma estátua cita todos os Mundiais, com o nome do país ganhador. No caso de 50, também está escrito “Maracanã”.
Até as arquibancadas do Centenário fazem homenagem ao futebol. Em algumas delas, os degraus carregam nomes de clubes uruguaios. Ali, a seleção celeste estará em casa nesta quarta-feira. Às 19h, decide vaga na Copa do Mundo contra a Argentina para, quem sabe, criar motivo para nova placa, novo quadro, nova estátua...
globo

Um comentário sobre “Estádio Centenário faz homenagem ao futebol até em salas escondidas”
É realmente um estádio histórico assim como o Maracanã no Brasil. E hoje ele se tornará um verdadeiro coliseu, uma guerra q com certeza entrará para a história do futebol mundial.
Abços
Faça seu comentário
BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.