Informe da Abraji*

22.3.11 | Marcadores:
Share |
Estão abertas as inscrições para o 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo (bit.ly/6congresso).
O evento será realizado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) de 30 de junho a 2 de julho no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, nº 275), em São Paulo.

Serão mais de cem palestrantes do Brasil e do exterior em cerca de 60 mesas, painéis e oficinas de treinamento.

As inscrições são limitadas e serão feitas pelo site da Abraji até 20 de junho. Há preços promocionais para quem se inscrever até 8 de maio. Sócios da Abraji em dia com suas anuidades têm desconto.

Um dos principais temas do congresso deste ano será jornalismo on-line e os desafios para a reportagem investigativa na plataforma digital.

Grandes nomes da imprensa internacional e nacional estarão presentes, entre eles Aron Pilhofer, do jornal norte-americano “The New York Times”, que fará um relato sobre o que há de mais recente em trabalho com bancos de dados na internet, e Angela Pimenta,  editora sênior da revista Exame em Brasília e representante do Brasil no Comitê Internacional da Online News Association (ONA).

Outro enfoque do congresso será o acompanhamento de eventos esportivos, como a preparação à cobertura jornalística da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. 

Do exterior, virão Andrew Jennings, o repórter britânico banido pela FIFA por revelar negociatas da federação com o setor privado, e Jens Sejer Andersen, diretor do Play The Game, entidade dinamarquesa que trabalha pela ética nos esportes.

programação conta também com craques brasileiros, como Juca Kfouri, PVC, Marcelo Tas, Eliane Brum, Eduardo Faustini, Miriam Leitão, Cristiana Lobo, Elvira Lobato,  Sérgio Dávila e Ricardo Gandour.

Entre os palestrantes, há também especialistas e autoridades. O promotor Rodrigo de Grandis, o economista e fundador do Contas Abertas, Gil Castello Branco, e o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, são alguns exemplos.

A sexta edição do congresso da Abraji terá ainda painéis sobre os conflitos no mundo árabe, cobertura de terremotos, crime organizado, política, economia e muito mais.

Haverá cursos sobre técnicas de RAC (Reportagem com Auxílio do Computador), ferramentas do Google, leitura de balanços das empresas, investigação de gasto público, narcotráfico, lavagem de dinheiro e outros.
O congresso de 2011 homenageará o jornalista e professor Rosental Calmon Alves. Fundador e atual diretor do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, Rosental é um dos mais respeitados teóricos do jornalismo no planeta.

Leia aqui a programação completa.

6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo – Universidade Anhembi Morumbi – campus Vila Olímpia – unidade 7
(Rua Casa do Ator, 275)
Inscrições: http://bit.ly/6congresso
*com grifos e negritos do blog e duas pequenas supressões…
blog do juca

Nenhum comentário sobre “Informe da Abraji*”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão