Valcke confirma final no Rio e, com boa vontade, a abertura em São Paulo

28.7.11 | Marcadores:
Share |
O calendário oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil será divulgado apenas em outubro, mas nesta quinta-feira, em um café da manhã no Rio de Janeiro, o secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, deu mais alguns indícios de que a abertura do Mundial será mesmo em São Paulo e a final na Cidade Maravilhosa.

- A final já está evidente, mas também se pensarmos não há muitas cidades que poderiam acolher a decisão. Esse estádio recebeu a final 61 anos atrás. O que temos de decidir agora é onde serão disputadas as semifinais, o jogo de abertura... – declarou o francês, lembrando da decisão da Copa de 1950, no Maracanã.

Com relação à abertura, Valcke foi mais evasivo. Até porque o estádio paulista para o Mundial é cercado de polêmicas. Mas nas entrelinhas do seu discurso, o secretário-geral da Fifa deu pistas de que o jogo inaugural deve ser na arena que está sendo construída pelo Corinthians, em Itaquera, na zona leste de São Paulo.

- Em outubro nós vamos indicar onde os jogos vão acontecer. Alguns dizem que São Paulo é a porta de entrada, a maior cidade do Brasil... Temos que determinar também onde será o congresso da Fifa, que é no mesmo local. A cidade da abertura tem de ter capacidade de acolher vários eventos – falou Valcke.

Diante desses indícios, São Paulo deve ser mesmo confirmada como sede de abertura da Copa do Mundo de 2014. Ainda mais com a boa vontade da Fifa, que já admite receber o estádio pronto somente em fevereiro de 2014. A previsão da diretoria do Timão, no entanto, é para dezembro de 2013.

- Apenas na semana passada que tivemos todas as confirmações sobre os estádios e eles devem estar pronto no final de 2013. São Paulo estou pensando mais no começo de 2014. Não temos problema nenhum em recebê-lo em fevereiro. Mas tem de ser fevereiro mesmo, não abril – declarou o secretário-geral da Fifa.

Até porque, o Fielzão precisa passar por um evento teste antes de sediar a abertura da Copa do Mundo. Aproveitando o tema das sedes, Valcke descartou nesse momento uma redução de cidades no Mundial do Brasil. Mas a Fifa entende que é possível realizar a competição apenas com oito estádios.

- Das 12 cidades do Brasil são poucas as que estão atrasadas no planejamento, mas acredito que todas terão condições de receber o Mundial. Se tivermos de reduzir para 11, isso será feito, mas não é o caso hoje. Quando temos de tomar uma decisão, nós tomamos – finalizou Jeróme Valcke.

O francês está no Rio de Janeiro para o sorteio dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. O evento será sábado, às 15h, na Marina da Glória.

Nenhum comentário sobre “Valcke confirma final no Rio e, com boa vontade, a abertura em São Paulo”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão