Pressão do Corinthians, ligação com CBF e '30%' tiraram FBA da Série B

31.3.09 | Marcadores:
Share |
Pouco alardeada, a ruptura do contrato entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Futebol Brasil Associados (FBA) para gestão comercial da Série B escancarou um cenário turbulento. Nos bastidores, a mudança já vinha sendo arquitetada desde o ano passado pelo Corinthians, que ganhou a simpatia de alguns clubes por conta do valor acima do normal de uma comissão paga após um contrato de patrocínio.


Todos os clubes ouvidos foram unânimes em apontar o Corinthians como grande mentor da saída da FBA da Série B. O clube alvinegro entrou em conflito com a entidade após alegar problemas no pagamento da sua cota por ter participado da Segundona no ano passado

Em um documento com data de 10 de outubro de 2008, enviado à agência Sport Promotion, parceira da FBA na comercialização de propriedades comerciais, o presidente da entidade gestora da Série B, José Neves Filho, confirma os termos do acordo firmado com o Corinthians: R$ 5 milhões como cota, divididos em sete parcelas de R$ 714 mil.

Neves Filho ainda diz no documento que autoriza a Sport Promotion a pagar diretamente ao clube R$ 2.865.000,00, "provenientes de recursos de propriedades publicitárias". Esse valor é referente às duas parcelas que venceriam em outubro e as outras duas de novembro de 2008. As três primeiras já haviam sido quitadas.

A insatisfação do Corinthians, no entanto, ganhou vazão com outros clubes paulistas participantes da Série B de 2008, principalmente com o Bragantino, apontado pelo presidente da FBA como seu "inimigo particular", sem explicar o motivo. A gota d'água, no entanto, foi quando o Vasco foi rebaixado.

VALOR DAS COTAS EM 2008
ClubeBrutoRepasse
CorinthiansR$ 5 miR$ 5 mi
ABCR$ 900 milR$ 855 mil
América-RNR$ 900 milR$ 855 mil
BarueriR$ 750 milR$ 712,5 mil
BrasilienseR$ 750 milR$ 712,5 mil
CearáR$ 750 milR$ 712,5 mil
CRBR$ 750 milR$ 712,5 mil
CriciúmaR$ 750 milR$ 712,5 mil
FortalezaR$ 750 milR$ 712,5 mil
GamaR$ 750 milR$ 712,5 mil
JuventudeR$ 750 milR$ 712,5 mil
MaríliaR$ 750 milR$ 712,5 mil
São CaetanoR$ 750 milR$ 712,5 mil
Santo AndréR$ 750 milR$ 712,5 mil
Vila NovaR$ 750 milR$ 712,5 mil
AvaíR$ 652 milR$ 620 mil
BragantinoR$ 652 milR$ 620 mil
BahiaR$ 652 milR$ 620 mil
ParanáR$ 652 milR$ 620 mil
Ponte PretaR$ 652 milR$ 620 mil
*Com exceção do Corinthians, os clubes que comercializaram em seus estádios cerveja, água e refrigerante da marca ganharam as maiores cotas. Sem vender a bebida alcoolica, os times ficaram com um número intermediário, enquanto os que não tinham artigos da companhia receberam o "piso".
Com o bom relacionamento do presidente vascaíno Roberto Dinamite com o mandatário da FBA, ficou acertado inicialmente que o clube ganharia R$ 1,5 milhão da entidade. O restante da cota deveria ser discutido pelo clube diretamente com a Globo, detentora dos direitos de transmissão. Insatisfeita, a agremiação carioca se juntou ao Corinthians para tentar arrecadar mais durante a sua participação na Série B.

Com esses dois novos "capitães", clubes menores puderam expor suas frustrações com a administração da FBA. Um dos principais pontos que gera reclamações é o pagamento de uma comissão de 30% após a captação do patrocínio da cervejaria Schincariol. Pelo acordo, a empresa pagará R$ 27 milhões por um contrato de três anos (entre 2008 e 2010).

Como o valor cobrado era acima da média de mercado, foi realizada uma reunião para que os clubes dessem o aval para o negócio. Com as assinaturas, R$ 8,1 milhões foram divididos igualmente por três agências de marketing: Green, Champs e Sport Promotion. Esta última, por ter acordo de exclusividade com a FBA, ganhou a sua parte sem nem ter participado das negociações.

Esse "presente" que a Sport Promotion recebeu, no entanto, não significa que o relacionamento da empresa com a FBA era dos melhores. O contrato entre as partes terminou no fim do ano passado, e não havia sido assinado, apesar de o presidente da entidade que fazia a gestão da Série B dizer que tinha interesse em continuar a parceria.

Segundo o Blog Negócios do Esporte do jornalista Erich Beting, no entanto, desde o ano passado a FBA já tentava diminuir a dependência da Sport Promotion na negociação de patrocínios para a Segundona. Na virada do ano, sem a renovação do contrato entre os dois, porém, o clima ficou de vez insustentável. Tanto que, agora, com a CBF capitaneando a Série B, a Sport Promotion deve assumir a venda das propriedades comerciais do torneio.

3 Comentários sobre “Pressão do Corinthians, ligação com CBF e '30%' tiraram FBA da Série B”

Gerson Sicca disse...

pelo jeito mais uma vez o futebol brasileiro vai para na justiça...

Anônimo disse...

I sіmply could not leаve your website
before suggestіng that Ι actually loved the standarԁ information a
person suρply for your guests? Iѕ gonna be again often in ordеr tо checκ up оn new poѕtѕ

Αlso visit my webpage; payday loans

Anônimo disse...

I rеаԁ thiѕ poѕt completely conсеrning the compaгіѕоn of most up-to-dаtе аnd
рrecеding teсhnologies, it's remarkable article.

My homepage - New Bingo Sites

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão