Com Ronaldinho e sem Júlio Baptista, álbum oficial da Copa é lançado em SP

30.3.10 | Marcadores:
Share |

Diretores da empresa que confecciona material explicam que livro precisa ser preparado com antecedência. 'Erros acontecem'



Divulgação/Divulgação

Card oficial de Ronaldinho Gaúcho

O álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo foi lançado nesta segunda-feira, no Museu do Futebol, em São Paulo, e os diretores da Panini, editora responsável pela coleção, puderam explicar a presença de Ronaldinho Gaúcho. O jogador do Milan, que não é chamado por Dunga desde março do ano passado, para jogo contra o Peru, pelas Eliminatórias, dificilmente estará na Copa. Mas tem sua imagem em um dos cromos e também na coleção de cards oficiais do mundial. O álbum estará nas bancas a partir do dia 11 de abril. Haverá ainda distribuição gratuita em pedágios, encartes de jornais e em uma rede de varejo, cujo nome ainda não foi anunciado.

Segundo José Eduardo Severo Martins, presidente da empresa no Brasil, o material é fechado com muita antecedência para que haja tempo para confecção dos álbuns, cromos e para a distribuição. Ele lembra que as federações têm até maio para apresentar a lista dos jogadores inscritos à Fifa e a Panini não tem como esperar. Além disso, no caso específico de Ronaldinho, há a questão do apelo. Mesmo em baixa na seleção, o jogador chama a atenção, sobretudo, de crianças e adolescentes.

- Os jogadores que estão lá (nas figurinhas) participaram de eliminatórias, têm conotação mundial, são famosos. Não há obrigação de ter apenas jogadores convocados, até porque se formos pedir com muita antecedência a lista para cada federação, nenhuma delas vai nos ceder. Como temos de estar com o álbum pronto no início do ano da Copa, produzimos as escalações no ano anterior. Fazemos o possível para não errar, mas erros acontecem. Lembro que o objetivo do produto é trazer diversão, entretenimento - explica Martins.

Se a presença de Ronaldinho causou controvérsia, a ausência do meia Júlio Baptista também foi assunto no lançamento oficial. O jogador do Roma não está entre os 17 jogadores escolhidos para representar a seleção brasileira no álbum oficial, embora esteja sempre presente nas convocações de Dunga. Por outro lado, terá uma revista-pôster oficial só para ele. Vilson Manfrinati, assessor de futebol da empresa responsável pelo material, explica que, além da questão da antecedência, há uma limitação física.

- Temos uma equipe que acompanha o dia a dia das seleções. Mas há a questão do espaço. Escolhemos, 30 jogadores, reduzimos para 23, mas apenas 17 entram no álbum. Buscamos manter estrutura por posições e priorizamos titulares. Na revista-pôster não há esse impedimento.

Álbum virtual

A novidade para a Copa 2010 é o álbum virtual. Por meio dos sites de parceiros da editora, internautas poderão colecionar e trocar figurinhas virtuais por SMS e MSN. Os detalhes ainda estão sendo discutidos e serão anunciados em breve.


- No álbum virtual não há limite de espaço e as fichas dos jogadores podem ser mais completas, com vários links - explica José Eduardo Martins.

Os colecionadores sortudos ainda poderão ganhar mini bolas, réplicas das utilizadas nas copas de 1970, 82, 94, 2002, 2006 e 2010. Serão 30 mil vales-brinde distribuídos envelopes de cromos.

O álbum oficial custará R$ 3,90. Os envelopes com cinco figurinhas custarão R$ 0,75. Até 2006, algumas seleções menores ocupavam apenas uma página do livro ilustrado, com cromos duplos. Neste ano, todas as equipes terão direito a duas páginas. Agora, são necessárias 637 figurinhas para completar o álbum.

Nenhum comentário sobre “Com Ronaldinho e sem Júlio Baptista, álbum oficial da Copa é lançado em SP”

Faça seu comentário

BLOG DE ESPORTES COM ATUALIZAÇÕES DIÁRIAS, ABERTO A QUALQUER TIPO DE COMENTÁRIO SOBRE O ESPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, COMENTE SEM POUPAR PALAVRAS. AGRADECE O BLOG DO TORCEDOR.

 
© 2011 BLOG DO TORCEDOR. Todos os direitos reservados
Layout por Códigos Blog - Design Paulo Estevão